Criar uma campanha publicitária para a nova linha de tênis da Olympikus foi o desafio lançado pelo publicitário Márcio Callage aos alunos do sétimo semestre de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. Nas aulas da disciplina de Campanha Publicitária, o briefing real, da agênciaDM9Sul, foi passado aos estudantes, que terão que desenvolver o projeto de divulgação para web, revistas e televisão. O trabalho final será avaliado por ele.
Durante a apresentação, Callage mostrou duas tendências fortes que aparecem na moda, na música, no cinema, na mídia e no design: a valorização do Brasil e o resgate do passado. Segundo o ex-gerente de marketing da Olympikus, a marca hoje é a maior do país no ramo do esporte. “Ser uma marca brasileira pode ser uma proposta de direcionamento para gerar consumo”, afirmou. Depois de mostrar o conceito da linha “1976. Clássicos do Brasil”, ele lembrou que hoje já se fala em campanha convergente, não mais integrada. “A convergência provoca um diálogo entre os vários meios de uma campanha. É legal quando não dá para perceber quando termina uma ideia e começa outra”.
Callage se formou em Publicidade e Propaganda na Famecos e começou a carreira na agência do pai, a DCS. Em 2005, foi para o lado do cliente e assumiu a gerência de marketing da Olympikus. Há alguns meses, voltou a ser agência e hoje é presidente da DM9Sul. O publicitário também é um dos fundadores da Perestroika Criative School e da marca de roupas Vulgo. Ele não acredita mais em campanhas tradicionais, mas em ações.
Em entrevista ao Espaço Experiência, explica a importância da apresentação do briefing para a turma.