Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
11 de setembro de 2017

Marcos Bertoncello: “A Famecos foi meu guia”

Jornalista do grupo RBS fala do carinho que mantém pela Famecos
Por Júlia Brasil e Mariane Castilhos

Profissional recebe Prêmio RBS de Jornalismo e Entretenimento. (Foto: Arquivo Pessoal)

Marcos Bertoncello sempre se considerou uma pessoa criativa. O produtor de esportes, plantão esportivo da Rádio Gaúcha e colunista da Zero Hora, buscou atender tal característica e até cogitou cursar Publicidade e Propaganda ou Arquitetura. Entretanto, oito meses antes do vestibular, optou pelo curso no qual se formaria anos depois, o jornalismo. Apaixonado por esportes e impulsionado por seu pai, ouvinte assíduo de rádio, o interesse pelo curso partiu da atração pelo jornalismo esportivo. “A paixão pelo futebol foi a pílula estimulante para escolher este caminho”, conta.

Bertoncello ingressou no prédio 7 em março de 2006 no turno da noite. A escolha pela Universidade foi através de busca por informações. “Não há comparação de qualquer outra faculdade com a Famecos em termos de reconhecimento regional e nacional”, diz.

O jornalista não poupa elogios ao falar da Famecos. Desde sua entrada, sentiu um clima acolhedor e conta que passava muito tempo no saguão da faculdade ao lado de amigos. Lembra com carinho das aulas com os professores Juremir Machado da Silva, Francisco Rüdiger e Jacques Wainberg. Apreciador das aulas mais teóricas, o profissional destaca a qualidade do curso e do corpo docente, reconhecidos pelo conhecimento e experiência na área. Hoje, Bertoncello garante que o que mais sente falta é do convívio com os colegas.

A trajetória no mercado de trabalho começou através de estágios. Inicialmente, Bertoncello trabalhou com assessoria de comunicação empresarial. Finalizando o curso, o profissional conseguiu uma vaga em uma empresa voltada para o meio esportivo, alcançando êxito em sua trajetória. O jornalista afirma que todas as experiências pavimentaram a sua vida profissional. Quase um ano antes de se formar, foi efetivado em sua última experiência. “Isto me deu toda a tranquilidade para realizar meu trabalho de conclusão de curso e ainda exercer a profissão”. Os aprendizados adquiridos durante a faculdade acompanham o jornalista diariamente e, segundo ele, muitas vezes inconscientemente.

Marcos Bertoncello atua como jornalista do grupo RBS. (Foto: Arquivo Pessoal)

Bertoncello se formou em 2009 e revela que a Famecos marcou sua vida, não só profissional, mas também pessoalmente. “Tenho um carinho e uma gratidão muito grande pelo curso em sua totalidade: estrutura, pessoas e corpo docente”, diz.

Após a graduação, realizou uma especialização em Jornalismo Esportivo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Foi um ano e meio muito proveitoso por conta de um conhecimento específico na área que eu aprecio”, relata.

O profissional relata que participar da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 foram os seus trabalhos mais marcantes e os classifica como grandes eventos, devido à dimensão. Bertoncello também destaca a cobertura da mobilização política, social e econômica do país nos últimos anos.

Para ele, o que mais lhe encanta em sua profissão é a certeza de que, o que o jornalista produz faz diferença na vida das pessoas. Quanto ao rádio, meio no qual mais atua, o comunicador destaca o dinamismo do veículo e relata que o fanatismo foi herdado do pai. “O rádio pulsa, vive, e isso cativa sua audiência”, conta.

O jornalista aconselha aos estudantes que adquiram conhecimento e busquem experiências profissionais. “Quem colhe depois as vitórias na vida, são aquelas que plantaram mais quando podiam”, diz.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org