Maria Henriqueta Creidy
Se tivesse que escolher uma música para representar a sua existência até aqui, Maria Henriqueta Creidy talvez elegesse a célebre “Deixa a vida me levar”, de Zeca Pagodinho. Assim como a letra desta canção, ela curte o que vai acontecendo tranquilamente e tenta aproveitar, o máximo possível, as oportunidades que aparecem.
De fala mansa e alto astral, formou-se em jornalismo pela Famecos na década de 1990. A partir daí, começou investir em sua área preferida: produção de vídeo. Especializada em documentários, trabalhou por muito tempo na TVE. Após seu doutorado, já cansada das correrias do dia-a-dia do mercado, decidiu dedicar-se integralmente para a rotina da academia. Iniciou lecionando em São Paulo, até surgir o convite de integrar o seleto grupo de professores de cinema da PUCRS.
Nestes colegas de trabalho, vê o grande trunfo de sucesso do curso na Faculdade, pois acredita que a bagagem profissional e o talento para as relações sociais são fundamentais para passar conhecimento aos alunos. Tendo os documentários como principal desafio de sua carreira, realiza-os na linha experimental.
Quando não está trabalhando, Maria Henriqueta tem prazer de estar com a família, pratica natação, escuta músicas e, serenamente, aguarda que grandes ideias surjam.