Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
16 de outubro de 2017

Mariane De Luca: “A Famecos foi o lugar onde iniciei minha carreira”

Mariane é a atual produtora e editora do programa Globo Rural
Por Victor Eduardo Siviero Alves

Mariane é jornalista formada pela Famecos desde 2006 (Foto: Arquivo Pessoal)

“A Famecos foi o lugar onde iniciei minha carreira, minha vida profissional e onde eu conheci meus grandes amigos que trouxe comigo para a vida”. É dessa maneira que Mariane De Luca, jornalista formada pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, define o que a Faculdade representa na sua vida profissional e pessoal.

O sonho de trabalhar na televisão e um teste vocacional, realizado aos 16 anos, foram os fatores decisivos para a jovem ingressar no mundo da comunicação. A escolha da universidade para realizar o curso gerou divergência e duas instituições eram pautadas: a UFRGS e a PUCRS. Esta ganhou preferência, segundo Mariane, graças à estrutura e por ser reconhecida como uma das melhores faculdades de comunicação do país.

Era o primeiro semestre de 2002 e Mariane ingressou na Faculdade, animada com as aulas, o clima e os colegas. “Foi incrível.  Não tenho o que reclamar “, exclama. Convencida de que fez a escolha certa para o seu futuro profissional, a jornalista menciona os professores Leonam, Marquinhos e Cláudio Mércio como mestres que leva para a vida toda. O Centro de Produção Multimídia (CPM) foi o lugar preferido da estudante na Famecos. Ela, no entanto, não imaginava que seria lá o seu primeiro emprego depois de formada.

Primeiro, estagiou na TV Foca, onde obteve a base do seu conhecimento em telejornalismo. Depois, recebeu a oportunidade de estagiar no CPM. Neste, cobriu o Festival de Cinema de Gramado, a posse do atual reitor da PUCRS, a inauguração do Estádio Universitário e realizou diversas entrevistas com cineastas e artistas. “Experimentamos formatos de programas e narrativas. Foi mesmo muito legal”, comenta. Para finalizar as grandes escolas que a auxiliaram na sua carreira posteriormente, Mariane teve uma experiência rápida na reportagem do SBT Porto Alegre, onde fez produção e reportagem. Logo em seguida foi trabalhar como repórter e apresentadora da RBSTV, em Cruz Alta, e, em 2008, mudou-se para São Paulo para desempenhar função semelhante no Canal Rural, durante quatro anos. “Trabalhei com comunicação corporativa em vídeo, na BM&FBOVESPA e no portal Terra”, explica. Hoje, é a atual produtora e editora do programa Globo Rural, da TV Globo. “A base sólida de conhecimentos que tive na Famecos, somada às experiências práticas que a faculdade me permitiu realizar, me ajudam bastante no meu dia a dia”, revela.

Pelo canal Canal Rural, tornou-se setorista do mercado financeiros e de commodities agrícolas, cobrindo o dia a dia do mercado na BM&FBOVESPA. Ela conta que foi uma novidade se aventurar e passar a entender de economia em um ambiente tão complicado. Outra experiência que marcou a vida de Mariane foi a criação e implementação do Terra News, uma espécie de mini-telejornal com três edições diárias ao vivo. Para ela, o desafio foi usar o conhecimento de TV para levar um conteúdo relevante aos internautas, mas sem deixar de lado as adaptações e possibilidades dessa outra plataforma que é a internet.

Formada em janeiro de 2006, Mariane conta que a formatura foi um momento emocionante para coroar toda dedicação e aprendizado de quatro anos. Para completar, teve a emoção adicional por ter recebido láurea acadêmica e ter sido aluna destaque com a maior média da turma. Da Famecos, sente falta dos amigos e dos professores, principalmente, além “do capuccino com croissant de chocolate do bar”, brinca. Para os atuais alunos de jornalismo, ela aconselha que aproveitem cada instante de convivência e aprendizado que a vida acadêmica proporciona. “São quatro anos intensos, mas que voam e deixam saudades”, conclui.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org