Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FAMEQUIANDO
19 de junho de 2013

Marketing Digital é tema de debate do segundo dia do evento

Encontro realizado no auditório da Famecos reuniu especialistas da Web 2.0
Por Rodrigo Mello
(Foto: Tassiara Baldissera)

(Foto: Tassiara Baldissera/ Reprodução / Arquivo Pessoal)

Na noite da última terça-feira (19), os estudantes da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) participaram da palestra Desafios do Relacionamento no Marketing Digital. O encontro, mediado pela professora Roberta Mânica, contou com a participação dos profissionais da área Dirceu Corrêa Júnior e Sanchae Camatti. O evento fez parte das atividades do segundo dia da semana Famequiando – projeto experimental dos alunos da disciplina de Planejamento e Produção de Eventos do curso de Relações Públicas.

Os palestrantes apresentaram o cenário atual das redes sociais e da web 2.0 no qual as empresas estão se inserindo. Camatti, gerente comercial da Unidade Novos Negócios do Grupo RBS, iniciou a palestra alertando para a qualificação de indexação das empresas nos principais buscadores da web. “As pessoas têm necessidade em encontrar as coisas. Quem não é encontrado na internet, não existe”, conta Camatti, coordenador de um dos principais guias de busca do país, o Hagah. Segundo ele, as empresas devem trabalhar com o conceito de “encontrabilidade”, ou seja, elas devem criar conteúdos relevantes para serem encontradas na busca, pois se o que elas criarem não for importante, não será visto pelas pessoas.

Corrêa Júnior, diretor comercial da Multipós – empresa de pesquisa, monitoramento e atendimento ao cliente nas redes sociais – , apresentou o cenário da era da web 2.0 e o relacionamento das empresas com o cliente. Para ele, a evolução do relacionamento empresa-consumidor ao longo dos anos exigiu uma evolução no processo de troca com o cliente, como o Fale Conosco. De acordo com Corrêa, as empresas ainda estão muito carentes dentro dessa abordagem de redes sociais e web 2.0, ainda não criaram uma estrutura que atenda à demanda, principalmente quanto à gestão de relacionamento, o SAC 2.0.

“A maioria dos consumidores aprova ações nas redes sociais, mas falta engajamento das organizações para haver interação no processo de compra e venda”, salienta Corrêa Júnior, que apresentou dados sobre os perfis dos consumidores da web, desde os fidelizados até os detratores, aqueles que “acabam” com o produto com comentários nas redes sociais. Corrêa Júnior concluiu que a web 2.0 ainda é um mercado que precisa ser compreendido, e oportunidades de negócio, como a otimização dos mecanismos de busca e o gerenciamento da relação com o público nas redes, devem ser trabalhadas e aprimoradas.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org