Os alunos lotaram o auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, nesta quinta-feira (9) à noite, para ouvir a diretora de Redação de Zero Hora, Marta Gleich. Em sua palestra O que ZH espera dos futuros jornalistas, Marta mostrou vídeos sobre coberturas importantes, falou sobre sua experiência e sobre a rotina de repórteres, editores, diagramadores, infografistas, cinegrafistas e profissionais que fazem parte da redação. Ela ainda exibiu conselhos de jornalistas de ZH e respondeu a várias perguntas dos estudantes de Comunicação.
O coordenador do curso de jornalismo, Fábian Chelkanoff, fez as apresentações da convidada e do moderador da palestra, o professor e jornalista Alexandre Elmi, que também trabalhou em ZH. “Esta é uma iniciativa do Grupo RBS, que enviou jornalistas a 21 escolas de jornalismo do Rio Grande do Sul, e se encerra aqui na Famecos”, explicou.
Marta iniciou sua palestra com o vídeo Um Dia Nos Bastidores sobre a cobertura de ZH na Operação Concutare, em que a Polícia Federal denunciou supostas irregularidades envolvendo a concessão de licenças para estancar crimes ambientais. “Em grandes coberturas, buscamos decidir os elementos de mídia que serão utilizados no dia anterior, assim podemos escolher equipamentos e profissionais com antecedência”, contou. Para ela, os jornalistas precisam, cada vez mais, saber trabalhar com diferentes plataformas. “Investimos bastante em treinamento dos profissionais”, disse.
A jornalista também mostrou um vídeo sobre a cobertura das eleições municipais do ano passado. “Este é um momento em que batemos recordes de acesso. É lindo ver a redação nessas coberturas especiais”, afirmou. Ela ainda contou que durante o processo, ZH produziu 26 vídeos dos bastidores dos candidatos e das coberturas. “Agora o leitor escolhe a informação como preferir”, explicou. “O que ontem era texto e foto, hoje tem muito mais possibilidades de publicação. Esse é o grande desafio do jornalista, buscar novas formas de contar histórias,” destacou. Marta foi uma das responsáveis pela inovação nas novas plataformas digitais de ZH.
A diretora de Redação foi direta ao responder a perguntas dos alunos. Sobre as manifestações do aumento das passagens em Porto Alegre, a jornalista admitiu que houve equívocos. “Cometemos vários erros. Não entendemos, no início. Fomos burocráticos”, reconheceu, com sinceridade. Ela ressaltou que os profissionais da redação de ZH têm o hábito da autocrítica. “Produzir conteúdo de qualidade é o que sempre buscamos”, afirmou.
No fechamento da palestra, Marta Gleich se mostra nostálgica e confessou que sente saudade da rotina de repórter. No fim, elogiou os estudantes da Famecos. “Gosto muito de vir aqui. As perguntas de vocês são inteligentes. Vocês são especiais.”
Assista a reportagem realizada pelo Núcleo Audiovisual do Espaço Experiência: