Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
ZH 49 ANOS
10 de maio de 2013

Marta Gleich, de Zero Hora, exalta o jornalista multimídia

Para a Diretora de Redação, o desafio dos jornalistas é buscar as possibilidades de contar uma história
Por Maria Polo
(Foto: Guilherme Testa)

(Foto: Guilherme Testa)

Os alunos lotaram o auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, nesta quinta-feira (9) à noite, para ouvir a diretora de Redação de Zero Hora, Marta Gleich. Em sua palestra O que ZH espera dos futuros jornalistas, Marta mostrou vídeos sobre coberturas importantes, falou sobre sua experiência e sobre a rotina de repórteres, editores, diagramadores, infografistas, cinegrafistas e profissionais que fazem parte da redação. Ela ainda exibiu conselhos de jornalistas de ZH e respondeu a várias perguntas dos estudantes de Comunicação.

O coordenador do curso de jornalismo, Fábian Chelkanoff, fez as apresentações da convidada e do moderador da palestra, o professor e jornalista Alexandre Elmi, que também trabalhou em ZH. “Esta é uma iniciativa do Grupo RBS, que enviou jornalistas a 21 escolas de jornalismo do Rio Grande do Sul, e se encerra aqui na Famecos”, explicou.

Marta iniciou sua palestra com o vídeo Um Dia Nos Bastidores sobre a cobertura de ZH na Operação Concutare, em que a Polícia Federal denunciou supostas irregularidades envolvendo a concessão de licenças para estancar crimes ambientais. “Em grandes coberturas, buscamos decidir os elementos de mídia que serão utilizados no dia anterior, assim podemos escolher equipamentos e profissionais com antecedência”, contou. Para ela, os jornalistas precisam, cada vez mais, saber trabalhar com diferentes plataformas. “Investimos bastante em treinamento dos profissionais”, disse.

A jornalista também mostrou um vídeo sobre a cobertura das eleições municipais do ano passado. “Este é um momento em que batemos recordes de acesso. É lindo ver a redação nessas coberturas especiais”, afirmou. Ela ainda contou que durante o processo, ZH produziu 26 vídeos dos bastidores dos candidatos e das coberturas. “Agora o leitor escolhe a informação como preferir”, explicou. “O que ontem era texto e foto, hoje tem muito mais possibilidades de publicação. Esse é o grande desafio do jornalista, buscar novas formas de contar histórias,” destacou. Marta foi uma das responsáveis pela inovação nas novas plataformas digitais de ZH.

A diretora de Redação foi direta ao responder a perguntas dos alunos. Sobre as manifestações do aumento das passagens em Porto Alegre, a jornalista admitiu que houve equívocos. “Cometemos vários erros. Não entendemos, no início. Fomos burocráticos”, reconheceu, com sinceridade. Ela ressaltou que os profissionais da redação de ZH têm o hábito da autocrítica. “Produzir conteúdo de qualidade é o que sempre buscamos”, afirmou.

No fechamento da palestra, Marta Gleich se mostra nostálgica e confessou que sente saudade da rotina de repórter. No fim, elogiou os estudantes da Famecos. “Gosto muito de vir aqui. As perguntas de vocês são inteligentes. Vocês são especiais.”

Assista a reportagem realizada pelo Núcleo Audiovisual do Espaço Experiência:

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org