Um profissional especializado em uma determinada área pode ter mais chances de se destacar no mercado de trabalho. Pensando nisso, o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas criou o curso online Matemática para jornalistas: entendendo e utilizando números e estatísticas. Entre os objetivos estão ensinar os alunos a interpretar cálculos e estatísticas e identificar inquéritos e pesquisas enganosas. O treinamento é gratuito e acontecerá de 1º a 28 de junho, em inglês. As inscrições podem ser feitas no site e um certificado pode ser obtido mediante o pagamento de uma taxa administrativa de US$ 30.
O curso será ministrado pelos professores Jennifer LaFleur, editora sênior de jornalismo de dados para o Centro de Jornalismo de Investigação, Brant Houston, veterano jornalista investigativo, professor de Jornalismo na Universidade de Illinois, e o jornalista freelancer Greg Ferenstein, especialista no uso dos números e de estatísticas em notícias. As aulas podem ser realizadas no ritmo e tempo dos estudantes e é aberta ao público geral.
Segundo o professor Marcelo Träsel, da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, todo repórter deveria ter o mínimo de conhecimento em matemática, independentemente da editoria em que trabalha, para que não seja enganado por estudos falaciosos. “É um curso muito válido, pois a matemática pode ser aplicada em todas as áreas do jornalismo”, afirma.