Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
28 de março de 2016

“Me formei mais segura para enfrentar desafios”

Luciane Fenner cursou Relações Públicas entre 2006 e 2009
Por Bárbara Debeluck
Luciane Fenner é responsável pelo Marketing e Comunicação da Medabil (Foto: Arquivo Pessoal)

Luciane Fenner é responsável pelo Marketing e Comunicação da Medabil (Foto: Arquivo Pessoal)

Gap Year é o momento em que a pessoa faz uma pausa na vida cotidiana e aproveita para iniciar uma outra atividade, usualmente em outro país. Luciane Fenner, diplomada em Relações Públicas, teve a oportunidade de ter essa experiência ao realizar um intercâmbio na Alemanha e passou pelo ano pré-vestibular de maneira diferente. “Como fiquei distante não tinha certeza de qual curso queria até começar o período de inscrições”. Sua escolha foi feita com base em dois aspectos: trabalhar com pessoas e com liberdade criativa, onde pudesse contribuir com os resultados. Em 2006, quando começou os estudos na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, tinha como referência seu irmão, Eduardo Fenner, que também cursava RP e trabalhava na área.

Para Luciane, o seu período universitário foi especial e cheio de aprendizados. “Entramos na Faculdade ainda crianças, deslumbrados mas sem conhecimento do que é de fato a vida profissional”, avalia. Muito mais que teoria e técnica, ela passou a ter responsabilidade, expressar as próprias ideias e a administrar o tempo entre seus compromissos. “Me formei mais centrada e segura para enfrentar os desafios”. A diplomada também passou por momentos em que questionou a escolha do curso. Para ela, apesar de ser uma função extremamente estratégica e relevante para os resultados, o papel do relações-públicas ainda é pouco entendido no Brasil.

Um dos destaques da Famecos, para Luciane, são os professores, que tornaram possível o seu processo de amadurecimento. “Esses profissionais marcaram a minha formação e seguem sendo minhas referências”, conta. Entre eles, Ana Baseggio, que enchia as turmas de leituras e exercícios e não compadecia com as reclamações pois sabia que um bom RP deveria administrar seu tempo. Outra professora lembrada foi a orientadora do seu Trabalho de Conclusão de Curso, Neka Machado, que Luciane considerada um exemplo de ser humano. “Uma das pessoas mais solícitas que tive o prazer de conviver”.

A relações-públicas se formou em 2009 e, sete anos depois, lembra de fatores que levou da Faculdade. Entre eles, a importância de planejar, de antever possíveis problemas e de se preocupar em entender a necessidade das pessoas. Porém, de tudo isso ela também leva as pessoas que conheceu durante os quatro anos na Famecos, tanto os colegas como os professores.

Durante o fim do curso estava estagiando no Departamento de Comunicação Interna da Medabil, empresa especializada em Sistemas Construtivos Metálicos. Após a conclusão foi efetivada no Marketing e Comunicação da empresa, onde segue até hoje, como responsável pela área.

Neste meio, Luciane acredita que é necessário gostar do que faz. “Marketing é muito abstrato e volátil”. Para ela, o profissional precisa estar sempre atento aos movimentos, buscando informações e querendo melhorar e agregar valor à marca para qual trabalha. “É preciso ter muita responsabilidade, planejamento e querer fazer a diferença”.

A dica que deixa para quem inicia os estudos na Famecos é aproveitar cada oportunidade de conhecimento. “Diria para que não desistam.  Apesar de ainda estarmos em um mundo aquém do ideal, há muito espaço para crescer e mostrar nosso potencial”.

**A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na segunda-feira (4). O entrevistado é o jornalista Pablo Augusto Relly, formado na Famecos em 2010. Ele é editor internacional da GloboNews no Jornal das Dez.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org