Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
8 de novembro de 2016

“Me senti em casa desde o primeiro dia”, diz intercambista

Estrangeiras narram suas experiências na Famecos
Por Janaina Rauber
Intercambistas Romita, Sofía e Ingrid (Fotos: Arquivo pessoal)

Romita, Sofía e Ingrid (Fotos: Arquivo pessoal)

Estudar no Exterior é algo almejado por pessoas do mundo todo. Além de viajar com o objetivo de estudar e aprender novas línguas, conhecer um novo lugar proporciona outras formas de aprendizado, como entender culturas diferentes. Ingrid Paola Peralta, Romita Abdala e Sofía García Álvarez realizam esse sonho na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS.

“Como falam rápido”, foi o primeiro pensamento de Ingrid ao chegar no país e, em seguida, notou a alegria e a hospitalidade dos brasileiros. “Sempre me ajudaram no que precisei”, afirma. A estudante de Relações Públicas está na Faculdade desde fevereiro de 2014 através do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Vinda de Huancayo, no Peru, ficará no Brasil até sua formatura, no final de 2017. Ao pesquisar as opções de universidades, descobriu o quão reconhecida é a Famecos, não apenas no Brasil. A partir disso, a definiu como primeira opção de destino. Na chegada, sua primeira impressão do prédio 7 foi positiva, notou já nos corredores que era um ambiente descontraído e receptivo. “Isso me ajudou a não ficar nervosa nos primeiros dias, o pessoal entendia meu portunhol e isso me ajudou muito, me fez sentir parte”, declara.
Natural da República Democrática do Congo, Romita chegou em Porto Alegre em 2014. Agora, aos 24 anos, diz que a viagem a tornou mais madura e responsável. Da Famecos, gosta muito dos professores e das amizades que fez. “A professora Glafira me acolheu com um grande sorriso”. Quanto a sua primeira impressão da Faculdade, ela conta que foi muito boa. “Me senti em casa desde o primeiro dia”, afirma. Romita se forma no primeiro semestre de 2018 em Relações Públicas.
Há pouco mais de dois meses, Sofía García Álvarez se tornou uma das estrangeiras no prédio 7. Através do programa de mobilidade acadêmica, ela diz que escolheu a Famecos pela grande oferta de cadeiras fora de seu curso, Jornalismo. Espanhola, vinda da cidade de Santiago de Compostela, Sofía conta que já viajou também para países da Europa com o mesmo programa. Ao chegar no Brasil, ela teve uma recepção calorosa, o que a fez  se adaptar rápido ao país. Um dos principais motivos da escolha do destino foi a cultura brasileira. “Acho que o país tem muitas coisas para oferecer e para descobrir” conta a espanhola. Sofía se forma no próximo semestre, ela afirma que fará a última etapa da faculdade em seu país, porém, não pretende ficar lá por muito tempo.

 

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org