Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FAMECOS+
26 de setembro de 2014

Media Training aborda relação entre mídia e assessorias

Curso de extensão tem inscrições até dia 8 de outubro
Por Rafael Timm
Foto: Helena Rocha

Foto: Helena Rocha

O conceito Media Training ainda é incipiente no Brasil. Grandes empresas do país realizam o trabalho, para seus executivos, de relação entre mídia e fontes. Esse é o tema desenvolvido no curso de extensão Media Training: Para Um Bom Relacionamento com a Imprensa, do Famecos+. As inscrições ocorrem até o dia 8 de outubro. Porém, pelo site apenas até o dia 4. Depois, somente na PUCRS, na Educação Continuada, prédio 15, sala 112. A carga horária é de  20 horas/aula, entre os dias 9 e 17 de outubro. O investimento é de R$ 666, mas alunos e diplomados PUCRS têm desconto. A coordenação é da professora Marisa Soares.

A capacitação de assessores, porta-vozes e entrevistados usuais da imprensa no relacionamento entre mídia e fontes é o principal objetivo. Como se portar em entrevistas gravadas e ao vivo, o desenvolvimento da linguagem não verbal e como atender jornalistas em momentos de crise são os tópicos desenvolvidos pela ministrante Cristiane Finger. Por timidez ou por não achar que é importante dar entrevistas, as pessoas podem perder oportunidades de divulgação. “É uma questão de ocupar espaço e entender que ele tem um custo intangível, que é sua marca e seu nome serem lembrados pelas pessoas, através da exposição na mídia”, afirma Cristiane. As aulas acontecem na Faculdade de Comunicação Social (Famecos), sala 303, quintas e sextas-feiras, das 14h às 17h35min.

A programação do curso é divida em três áreas do trabalho exercido nas assessorias: relacionamento fonte e imprensa, entrevista e gestão de crise. A primeira aborda o “poder de fogo” que cada veículo de comunicação tem, e o caminho da notícia nas redações. A potencialização do resultado dos releases é outro tópico trabalhado. O módulo “Entrevista” mostra dicas para falar com a mídia eletrônica e como garantir maior espaço ou tempo de resposta sem edição. “Cada veículo tem seu timing. Então, se o entrevistado resolve dar respostas muito longas, certamente será editado”, argumenta. A entrevista-surpresa será trabalhada na terceira área, assim como estratégias para se sair bem em questionamentos incômodos. “Abordamos o que a mídia espera de retorno nos momentos de crise”, relata.

As aulas se desenvolvem através de vídeos, com exemplos das respostas adequadas e as que devem ser evitadas. Na última fase do curso ocorrem trabalhos individuais com os alunos. “Nesta etapa temos os exercícios práticos, quando iremos para os estúdios de televisão e exercitaremos entrevistas”, afirma. Formada em Jornalismo pela PUCRS, Cristiane Finger é Doutora em Comunicação. Foi editora regional do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), quando implementou o programa SBT Rio Grande. Em 2004, ganhou o 49º Prêmio Esso de Jornalismo – Telejornalismo, sendo a primeira mulher a conquistar a premiação. Desde de 1995, Cristiane leciona na Famecos.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org