O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que será realizado no dia 25 de novembro, irá premiar com bolsas-mérito para cursos de pós-graduaçãos os alunos que obtiverem as melhores notas. Quem for beneficiado terá desconto integral na matrícula e nas mensalidades do curso de especialização.
Segundo a coordenadora de avaliação da PUCRS, Marion Creutzberg, o aluno que obtiver a nota mais alta do curso ganha uma bolsa de pós-graduação na universidade. Além disso, o Ministério da Educação (MEC) financia uma bolsa para a nota mais alta geral do Brasil. O aluno ainda deve passar no processo seletivo referente ao curso que deseja.
Para ser contemplado, o primeiro passo é entrar em contato com a PUCRS e apresentar o boletim de desempenho ao Setor de Cursos Lato Sensu, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), para comprovar seu desempenho no exame. Caso não haja nota superior, a bolsa é concedida ao aluno.
A universidade alerta, no entanto, que muitos estudantes não comparecem à PRPPG para apresentar o seu resultado. Um dos motivos que dificulta a procura das bolsas é a demora na divulgação dos resultados, de três a seis meses. “Poucos procuram a nota, pois o resultado sai muito tempo depois da prova”, afirma Cristiano Rodrigues, coordenador administrativo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos).
Este ano, alunos concluintes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda das faculdades de Comunicação de todo o país farão a prova. Para mais informações acesse o site.
A gerente executiva de comunicação corporativa do Grupo RBS, Anik Suzuki, explica a importância do Enade nas contratações da empresa. Confira o vídeo: