Os desafios de organizar um megaevento e o programa de trabalho voluntário nos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, são os aspectos abordados na palestra com o diretor de recursos humanos do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Henrique Gonzalez. O evento acontece nesta sexta-feira (15), às 17h, no auditório do prédio 9 da PUCRS. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site do Escritório de Carreiras.
Programas de voluntariado são tradicionais em eventos esportivos de grande porte. Na Copa do Mundo de 2014, cerca de 35 mil pessoas ajudaram a realizar a competição. As oportunidades de trabalho compreendem o atendimento ao público e a recepção de delegações até o apoio às equipes de imprensa de diversos países. A olimpíada é o maior evento esportivo do mundo. São mais de dez mil atletas, 42 modalidades, 33 diferentes locais de competição.
Gonzalez é engenheiro, com mestrado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), pós-graduação em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e extensão em Gestão Estratégica de Pessoas pelo INSEAD (França). Lidera as áreas funcionais Games Workface e Recursos Humanos Corporativo. Os desafios para o diretor nos Jogos vão desde o recrutamento e o treinamento até o engajamento de aproximadamente 160 mil pessoas, incluindo 7 mil funcionários, 70 mil voluntários e 85 mil contratados.