Uma mesa redonda reuniu os professores Francisco Rüdiger, da Famecos/PUCRS, Jiani Bonin, da Unisinos, e Juracy Assmann, da Feevale, para um debate sobre “Estratégias para pesquisas em História da Mídia”. O encontro marcou a manhã desta terça-feira, dia 13 de abril, o segundo dia de programação do 3° Encontro do Núcleo Gaúcho de História da Mídia. A ideia foi reunir investigadores da área de comunicação de todas as regiões do Rio Grande do Sul o auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS.
O debate teve como temas principais a história da comunicação institucional, mercadológica, tecnológica, midiática e memória e identidade. Na parte da tarde foi realizada a apresentação dos trabalhos selecionados nos Grupos de Trabalhos (GTs). A abertura ocorreu na segunda feira, dia 12 de abril, no auditório da Famecos com a palestra do escritor, professor da Faculdade de Letras e coordenador do Espaço de Documentação e Memória Cultural (Delfos) da PUCRS Luiz Antonio de Assis Brasil, que resgatou a história de José Joaquim de Campos Leão, o dramartugo gaúcho conhecido como Qorpo Santo. Assis Brasil relembrou suas principais obras como precursor de modernas tendências da arte teatral.
A coordenadora do Departamento Ciências da Comunicação da Famecos, professora Claudia Peixoto de Moura, ressaltou a importância do evento. “O terceiro encontro de história da mídia é relevante devido ao tipo de pesquisa que pode ser desenvolvida tanto por alunos de graduação, quanto de pós graduação. A Famecos, ao receber esse encontro, fomenta a pesquisa de modo geral”, completa.