Depois de ter ganho uma bolsa para um seminário de verão na Filadélfia, Estados Unidos, em 2011, Ana Cecília Nunes, formada em jornalismo e mestranda na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, decidiu escrever seu texto e pleitear uma viagem de cinco dias a Londres. Promovido pela Embaixada Britânica, o concurso cultural para estudantes de comunicação e áreas afins tinha como tema Mídias socias e o aprofundamento do processo democrático.
Com no mínimo 2.000 palavras sendo exigidas pelo regulamento, Ana Cecília escolheu escrever sua redação para comprovar que as mídias sociais devem servir apenas como ferramenta. “É importante saber que elas – as mídias sociais – apenas facilitam a organização das pessoas na vida fora da internet, podendo, ou não, serem usadas para difusão de ideias”, argumenta.
Foram três dias de trabalho intenso que renderam à Ana Cecília a vitória. Apesar de ter se inscrito no concurso bem antes do prazo final de entrega – 31 de dezembro -, ela enviou seu ensaio apenas no dia 30. “Foi um tema bem pertinente para mim, já que tinha relação com o que estou escrevendo na minha dissertação”, conta.
A mestranda recebeu o prêmio das mãos do ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague, em Brasília, na última quarta-feira. Mesmo sem ter data marcada para sua viagem a Londres, Ana visitará o Parlamento britânico e o Parque Olímpico, tour previsto pelo regulamento do concurso.