Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
CINEMA
26 de junho de 2012

Michel Marie apresenta sua visão sobre Nouvelle Vague

Por Maria Polo
Michel Marie palestra no Auditório da Famecos (Foto: Priscila Leal)

Michel Marie palestra no Auditório da Famecos (Foto: Priscila Leal)

Nesta segunda-feira (25), às 17h, o auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS ficou cheio de alunos do curso de Produção Audiovisual e de interessados em cinema para ouvir o professor francês Michel Marie, autor do livro A Nouvelle Vague e Godard. A palestra foi mediada pela professora Cristiane Freitas Gutfreind, que também fez a tradução. O historiador de cinema fez uma linha do tempo do movimento artístico oriundo da França, destacando os seus principais nomes e datas.

Dois anos após sua primeira vinda à faculdade, quando falou sobre a história do cinema francês, Marie retorna com a história da Nouvelle Vague, expressão francesa usada para nomear o que é novo, traduzida como “nova onda”. Para o ensaísta, o filme “Acossados”, de Jean-Luc Godard é o símbolo do movimento, que teve seu auge na década de 1960.

Michel Marie polemiza sobre ideias correntes entre outros críticos de cinema. Ele acredita, contra a opinião dos próprios cineastas da época, que esta fase foi uma escola cinematográfica. “Eles negavam fazer parte da mesma escola, diziam que a única coisa que tinham em comum era o gosto por fliperama”, contou o autor. Para ele, as características dos filmes – como baixo orçamento, atores novatos, texto improvisado, som direto e roteiros de dimensão autobiográfica – os colocam na mesma escola.

Depois da palestra, o autor exibiu duas obras: o curta-metragem Montparnasse et Levois, de Godard, e parte do filme Paris vu Par, feitos por seis diretores (Jean Douchet, Jean Rouch, Jean-Deniel Pollet, Éric Rhomer, Claude Chabrol e Godard) em seis cenas em bairros de Paris. “Vocês têm sorte de ver o filme legendado, vão compreender mais que os franceses”, brincou Marie.

Tag(s) da matéria: , , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org