Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
9 de novembro de 2015

“Minha essência é a comunicação, e a origem dela é a Famecos”

Relações-públicas Analisa de Medeiros Brum ingressou no curso em 1980
Por Nicolle Timm
analisa2

Analisa de Medeiros Brum e o publicitário Alexandre Skowronski criaram a primeira agência de propaganda interna do Brasil (Foto: arquivo pessoal)

No interior do Rio Grande do Sul, na cidade de Quaraí, residia uma menina que gostava muito das palavras. Aos 13 anos, Analisa de Medeiros Brum mudou-se para Porto Alegre. “Cresci sabendo que estudaria Comunicação. Professores e colegas diziam que eu falava e escrevia muito bem”. Em 1980, ano em que prestou vestibular, acreditava que seria jornalista. Enquanto fazia o curso de Secretariado no Colégio Protásio Alves, localizado em frente a Zero Hora, olhava para a sede do jornal em que se imaginava trabalhando algum dia.

No mesmo ano, em uma conversa com um amigo que cursava Publicidade e Propaganda na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Analisa mudou de opção. Ele disse que Relações Públicas era uma profissão nova e em ascensão. Através da descrição feita, ela se identificou. “Não tinha muita certeza da minha escolha. Eu era muito nova. Fiz o vestibular com 16 anos”.

Seu momento mais marcante no prédio 7 foi o primeiro dia de aula. “Eu era uma menina do interior, assustada com aquele novo mundo e, ao mesmo tempo, orgulhosa de já estar na Faculdade”. A sensação de felicidade quando soube que havia passado no vestibular ainda hoje é lembrada por ela. Na Famecos, teve colegas muito especiais com os quais se relaciona até hoje. “Alguns que eu admiro muito como a Marisa Soares que, hoje, é professora da Faculdade e sei que faz um trabalho maravilhoso”.

Analisa começou a trabalhar na Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS) no segundo ano da Faculdade, no cargo de Secretária Executiva. Depois, dirigiu a área de Comunicação Social, onde permaneceu por nove anos. Ela chegou a trabalhar em outras grandes instituições como a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul). De 1995 a 2000, trabalhou na agência de propaganda Escala nas áreas de projetos e de planejamento.

Em setembro de 2000, com a vontade de se dedicar apenas à Comunicação Interna e Endomarketing e com três livros escritos sobre o tema, Analisa fundou sua própria empresa. Ela juntou a experiência que tinha em agência de propaganda com a teoria que havia construído e colocado em seus livros para criar a primeira agência de propaganda interna do país. A relações-públicas desenvolveu o projeto junto com o publicitário Alexandre Skowronski. “A ideia de abrir uma empresa foi dele, mas a de ter formato de agência de propaganda foi minha. Fomos sócios por 10 anos”.

Assim surgiu a HappyHouse Brasil Agência de Endomarketing, que atualmente se posiciona como uma empresa de inteligência, criação e conteúdo em endomarketing. A menina que se imaginava trabalhando no prédio da Zero Hora hoje assessora o Grupo RBS no relacionamento com o público interno e é responsável pelo Planejamento de Comunicação Interna de grandes empresas brasileiras. Atualmente, sua empresa é a maior do país nesse segmento. Realizam trabalhos para grandes marcas como Votorantim, Burger King, Rede Globo, Grupo JBS (Friboi), Renner, Claro, Gol, Embraer, Amanco, Camicado e Philips.

Com 15 anos de HappyHouse, Analisa sente orgulho de sua empresa e de todos os trabalhos desenvolvidos, além de gratidão pelas pessoas que ajudaram a começar e estão com ela até hoje. “Sinto que estou cumprindo com a minha missão profissional, que é ajudar as empresas a se comunicarem melhor com o seu público interno”. Ela também é autora de sete livros sobre Comunicação Interna e Endomarketing.

Ela afirma que a Faculdade definiu sua vida profissional. “Minha essência é a comunicação, e a origem dela é a Famecos”. Analisa acredita que o mercado corporativo contrata muito mais profissionais de Comunicação Social do que relações-públicas, jornalistas ou publicitários, destacando a importância da pluralidade. Para a empreendedora, a especialização que cursou não é o mais importante, e sim ser um profissional capaz de entender e atuar no processo como um todo. Analisa é objetiva quanto ao conselho que deixa aos estudantes de RP. “Seja um relações-públicas, mas escreva como um jornalista e crie como um publicitário”.

**A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na sexta (13). O entrevistado é o publicitário Marcos Eizerik. Ele se formou na Famecos em 1993, e é diretor da agência Propaganda Futebol Clube. 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org