Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
14 de setembro de 2015

“Minha profissão é o que me move”

Frase é da relações-públicas Daniela Kraemer, formada na Famecos
Por Júlia Aguiar
daniela

Diplomada em Relações Públicas pela Famecos, Daniela Kraemer trabalha na General Motors (Foto: arquivo pessoal)

Entre 1988 e 1992, a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS e o mundo foram embalados por Michael Jackson, Madonna, The Cure, Legião Urbana e U2. Neste mesmo período, a relações-públicas Daniela Kraemer se formou na Faculdade. E é como um universo vivo e animado que ela lembra da Famecos.  “Gostava de ir às aulas e me reunir com os colegas no térreo ou no bar. Trocávamos ideias, planejávamos trabalhos em grupo, nos divertíamos”. Ela lembra que os bancos do jardim em frente à Faculdade eram grandes pontos de encontro. Algumas coisas nunca mudam.

O gosto por crianças fez Daniela escolher Pedagogia Pré-escolar, curso que concluiu. Mas, durante a faculdade, percebeu que seu caminho era outro. “Sabia que meu caminho era a área de humanas, e vi no curso de RP uma oportunidade de trabalhar com as relações humanas”. Com pais jornalistas e uma prima referência na área de assessoria, a famequiana tem orgulho da área que escolheu. “Minha profissão é o que me move. Gosto muito do que faço e dos desafios que a profissão me proporciona”.

Daniela diz que em nenhum momento se arrepende de ter escolhido Relações Públicas. “Minha carreira foi construída com experiências diversas”. Ela trabalhou em área de relacionamento com cliente, em agência de publicidade como executiva de contas, em marketing com planejamento em veículo de comunicação e em agência de comunicação. “Todas as experiências me levaram para a importância da gestão das relações da empresa com seus diversos públicos. Há seis anos minha carreira está sendo coroada com uma função que leva no título a minha profissão e sou realizada por isso”. Daniela é relações-públicas da General Motors, em Gravataí.

Ela nunca duvidou, durante a trajetória como RP, da sua escolha. Mas começou a pensar que acertou em cheio quando realizou estágios na área. “Na época da faculdade tive a certeza de que este era o caminho”. A famequiana comenta que no início da carreira é difícil perceber os sinais de felicidade e as conquistas. “Pensamos só nas pequenas conquistas e não visualizamos o todo”. Hoje, com maturidade profissional, ela afirma que é mais fácil compreender o quanto é feliz com a profissão que escolheu.

A primeira memória que a relações-públicas tem da Famecos é a sala de aula dos primeiros anos da Faculdade. Ela conta que as disciplinas em que os alunos dos três cursos têm juntos eram ministradas em salas no estilo de auditório. “Foram momentos de muita troca, com públicos diferentes, onde tivemos o primeiro contato com a nossa profissão. Ali começaram grandes amizades”.

Durante a graduação, ela cita algumas situações inusitadas. “Na minha época, era fundamental saber datilografia. Todos faziam o curso. Nos laboratórios, ao invés de computadores, tínhamos máquinas de escrever”. Daniela lembra que no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), era preciso contratar um datilógrafo que dominasse as regras da ABNT para “bater” o trabalho.

Ela também salienta que era um período muito rico na música. “Lembro de Right Said Fred, com a música I’m too sexy. Imagina no térreo da Famecos a música tocando e as pessoas dançando!”. Daniela relembra que Cazuza anunciou que estava doente bem na sua frente, no saguão da Famecos. “E assim o assunto da AIDS começou a ser falado”.

A relações-públicas afirma que o mais fascinante de sua profissão é o relacionamento com diversos públicos e a gestão da imagem da empresa diante deles. Para os estudantes de RP, ela aconselha prezarem pela ética. “Nunca o mercado esteve precisando tanto de Relações Públicas como agora”. Ela diz que, no momento, a reputação das empresas precisa ser trabalhada e preservada. E isso é construído com base em suas ações e relações com os públicos. “Existem novas oportunidades e novos campos para o profissional de Relações Públicas participar. Estar atento a estas tendências de mercado é fundamental para acharmos nosso espaço”.

 ** A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na sexta-feira (18). O entrevistado é o relações-públicas Guilherme Alf. Formado em 2006, 33 anos, entusiasta da profissão e criador da ‘Todo mundo precisa de um RP’, é sócio da Publibrand, agência de Relações Públicas e Comunicação Estratégica.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org