Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
28 de agosto de 2017

Minotouro: a confiança é o primordial para se tornar um grande lutador

Lutador de MMA fala sobre os desafios da profissão, diante de auditório lotado na Famecos
Por Janaina Rauber e Mariane Castilhos

Mundo das lutas foi tema de bate-papo no prédio 7 (Foto: Júlia Brasil)

Lutas e jornalismo esportivo foram os temas abordados na última sexta-feira (25), quando a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS recebeu o lutador de MMA Rogério Minotouro. Além do atleta, estavam presentes o jornalista da Rádio Gaúcha, Sérgio Boaz e o professor Filipe Gamba, que atuou como mediador do bate-papo. Com um cartel de 30 lutas e 22 vitórias, Minotouro afirma que para se tornar um bom atleta é necessário um grande esforço. Estratégia, preparação prévia, aumento de intensidade dos treinos e confiança são exemplos citados por ele.

O profissional relatou que o mundo da luta sempre sofreu muitos preconceitos, mas com o tempo a sociedade começou a ver o lutador como um atleta. Ele diz que é necessário ter técnicas e preparações para chegar ao nível profissional, características que não eram valorizadas pelo público. “Um atleta no nível de competição de UFC tem que ter acompanhamento e responsabilidade. Também existe uma grande preparação para sua proteção”, ressalta.

No jornalismo, Boaz destacou a discriminação do esporte por ser considerado violento. O jornalista entende que é uma atividade de risco, mas que por trás de grandes lutas existe um grande preparo para que o lutador se proteja. “Eu enfrentei muitas dificuldades na carreira para conseguir mostrar a importância da luta”.

O lutador contou que desenvolve projetos nas comunidades brasileiras, algo que ele acredita que está em falta no país. “O Brasil sempre teve uma tradição muito grande nas artes marciais, mas é necessário investir mais em crianças”, complementa. Ele afirma que com o programa, elas começaram a ter oportunidades de entrar em competições. Através dessas academias, elas são ensinadas que além de se tornarem lutadores, devem ser cidadãos. “Era comum escutar que estávamos ensinando a periferia a lutar e que depois disso, a violência poderia se voltar contra a sociedade. O que é uma grande mentira”. Para evitar isso, criamos o “momento do mestre”, o qual compartilha determinados valores para os jovens. “Existe uma grande responsabilidade social para ajudar no sucesso desses meninos”, reforça.

A entrada das mulheres no esporte também foi tema de destaque no evento. Minotouro acredita que a força feminina está ajudando o Brasil a reconquistar cinturões. “Mulher brasileira é boa de briga”, brinca. Infelizmente, a mulher ainda enfrenta dificuldades no meio. Ele acredita que elas atualmente passam por barreiras muito maiores do que os homens, como o preconceito ao terem sua força subestimada.

Por fim, Rogério Minotouro anunciou o Circuito Team Nogueira, que acontecerá no dia 16 de setembro, no Ginásio Municipal de Cultura e Esportes de Viamão. O propósito do evento é incentivar o esporte na cidade. Após término do bate-papo, ele deixou uma mensagem para os futuros atletas da área: a confiança é o primordial para se tornar um grande lutador. Existem muitas dificuldades no MMA pela quantidade de artes marciais envolvidas, então perseverança é o segredo.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org