Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
RELAÇÕES PÚBLICAS
2 de outubro de 2012

Monografias de ex-alunas da Famecos são premiadas pela ABRP

Por Rodrigo Mello

Josiane Millman (esq.) e Tatielle Neves ganharam destaque com a premiação(Foto 1: Arquivo Pessoal) (Foto 2: Giovanna Pozzer/Espaço Experiência)

Formadas pela Famecos (Faculdade de Comunicação Social) da PUCRS, Josiane Millman e Tatielle Neves, orientadas pelo professor Nelson Fossatti, se destacaram com suas Monografias na 30ª edição do prêmio da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP) ABRP – Concurso Universitário de Monografias de Projetos Experimentais de Relações Públicas. O prêmio busca o desenvolvimento da categoria no âmbito acadêmico em nível de graduação, fortalecendo experimentações e a reflexão entre jovens recém-formados, e completa 30 anos ampliando as subcategorias de classificação dos Projetos Experimentais, Monografias de graduação e pós-graduação.

Vencedora do prêmio na categoria Monografia de Graduação – Responsabilidade Socioambiental e Sustentabilidade, Tatielle fez uma análise de cases das empresas Braskem e General Motors: “A partir da análise, criei um modelo ideal para uma empresa lidar com essa responsabilidade e quais ações são necessárias”, disse. “Apesar das várias referências que eu tive, pouca gente se aprofundou no tema e é sempre importante fazer algo que ninguém ainda havia pensado”, falou sobre a escolha do tema, e complementou: “É sempre válido estudar o que já aconteceu para estar preparado para acontecimentos futuros”.

Recém-formada (agosto,2012), Tatielle diz que a monografia ajudou a aprofundar um tema que ela espera agora trabalhar em seu Mestrado. Pronta para estudar inglês na Austrália, ela deixou um adendo: “Como engajar os funcionários? Como mostrar ao público que aquele conteúdo é legítimo? Isso é função do Relações Públicas que mostro na monografia”.

Também destaque na premiação, Josiane Millman, formada em janeiro deste ano, ficou com o 2º lugar na categoria Monografia de Graduação – Setor Público, apresentando o trabalho “A apropriação das ferramentas de Relações Públicas para um novo perfil da mulher no cenário político: estudo de caso Dilma Rousseff”, laureado pela banca examinadora como destaque do semestre e publicado na Revista Eletrônica ligada à PUCRS. “Iniciei meu projeto com outro tema, porém percebi que diversos outros trabalhos tinham o mesmo assunto e eu tinha que fazer algo diferente”, contou Josiane, que resgatou em seu trabalho toda a história da construção da mulher na sociedade brasileira, desde quando ostentava uma posição de submissão social até chegar ao cargo mais alto de poder no cenário político.

“No que diz respeito às ferramentas de relações públicas, nos guiamos por um único autor e dividimos em dimensões como emotividade, relacionamento, versatilidade, entre outras”, afirmou Josiane. “Fizemos uma pesquisa qualitativa com professores da Famecos para mostrar o quanto essas dimensões e características poderiam auxiliar no mandato da Presidenta”, acrescentou, lembrando que, com o auxílio do professor Nelson Fossati, o TCC chegou às mãos da presidente Dilma. “Recebi uma carta como resposta me parabenizando e dizendo que o material ficará guardado em seu acervo pessoal”, revelou Josiane. O próximo passo é fazer um livro sobre o trabalho.

A premiação, que teve 140 trabalhos acadêmicos inscrios, foi entregue na última semana, em São Paulo.

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org