Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
RADIOJORNALISMO
12 de maio de 2015

Morre a voz gaúcha do Repórter Esso

Lauro Hagemann era radialista desde 1946
Por Ana Maria Müller
Foto: Arquivo

Lauro Hagemann, segundo da direita para a esquerda (Foto: Arquivo)

Faleceu aos 84 anos, de causas naturais, o radialista de Santa Cruz, Lauro Hagemann. Ele estava internado no Hospital Mãe de Deus há 15 dias. Sua carreira no rádio começou em 1946, na sua cidade natal. Segundo ele, por acaso. Hagemann ganhou projeção profissional pelo seu trabalho no Repórter Esso e na Rede da Legalidade.

Em 1950, já morando em Porto Alegre, participou, sem muitas pretensões, do concurso para Repórter Esso, promovido pela Radio Farroupilha. Em julho daquele ano, Hagemann leu pela primeira vez, no ar, o noticiário. O radialista acabou se tornando a consagrada voz do programa do Estado e foi locutor do jornal por 14 anos.

Além da trajetória no rádio, Hagemann desenvolveu uma carreira política. Foi vereador de Porto Alegre e deputado estadual. Também fez parte da fundação do Sindicato dos Radialistas e do Sindicato dos Jornalistas, onde foi presidente. Quem o conheceu, afirma que era uma pessoa muito afetiva e tinha a capacidade de emocionar quem o escutava. Sempre carinhoso e engraçado, com algum caso para contar.

Na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, o locutor fez uma palestra aos alunos em 2008, no lançamento do livro “Repórter Esso”, do professor Luciano Klöckner, onde emocionou os alunos com suas histórias. Klöckner relatou isso em uma entrevista que concedeu ao jornalista Felipe Vieira, da Rádio Guaíba, na qual conversaram sobre convivência que tiveram com  Hagemann. No programa, Vieira fala que Lauro Hagemann “sempre tinha algo a ensinar para as pessoas”.

O radialista também participou do projeto Vozes do Rádio, dirigido pelos professores Luciano Klöckner e João Brito de Almeida. A proposta foi desenvolvida pelos alunos da disciplina de Projeto Experimental da Faculdade de Jornalismo e reuniu a história radiofônica gaúcha através de depoimentos.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org