O ator e diretor Antônio Abujamra morreu nesta terça-feira (28), aos 82 anos, em São Paulo. Foi nos corredores da Faculdade de Jornalismo, da então Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde Abujamra começou a carreira que o consagrou na dramaturgia brasileira. Formado nos cursos de Filosofia e Jornalismo, em 1957, trabalhou por um breve período como crítico teatral e logo se aventurou nos campos da atuação e da direção.
Por 14 anos, Abujamra apresentou o programa Provocações, na TV Cultura. Nas 695 edições da atração, entrevistou personalidades como Mário Prata, Maria Adelaide Amaral e Laura Cardoso. Com o questionamento “o que é a vida?”, o ator e diretor encerrava suas entrevistas e não deixava de repetir a pergunta até se convencer da sinceridade dos entrevistados.
O artista foi encontrado morto nesta manhã, na casa onde morava com a família, na capital paulista. A causa foi um infarto, segundo informações do site G1. Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, em 2010, Antônio Abujamra compartilhou seu sentimento sobre a morte: “A essência do meu progresso estava em poder aceitar a minha decadência. Ou seja, progredir até morrer, porque viver é morrer. E não me arrependo de nada.”