O SET Universitário, que é o maior evento de graduação do país na área da Comunicação, entra na sua 27ª edição. Palestras e oficinas ocorrem durante os dias 22, 23 e 24 de setembro na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. O objetivo é trazer pesquisadores, professores e profissionais de fora da faculdade para promover a troca de experiências com os estudantes. A Mostra Competitiva acontece durante o SET e premia, em 44 categorias, trabalhos de alunos da graduação. Todo ano a competição recebe diversos projetos do Brasil inteiro. No ano passado, foram mais de mil trabalhos inscritos. A expectativa é que esta edição supere essa marca. As inscrições terminam no dia 18 de agosto e são realizadas através do site.
A Mostra Competitiva é uma excelente possibilidade para os alunos terem os seus projetos reconhecidos. Ex-estudante de Jornalismo da Famecos, Lais Cerutti venceu na categoria Projeto Multimídia em 2013. O trabalho surgiu na disciplina de Projeto Experimental Online. Lais e mais três colegas desenvolveram um site a partir de uma pesquisa na área de ciências sociais sobre o real posicionamento dos partidos políticos, realizada com base nos projetos apresentados pelos líderes das bancadas na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Lais afirma que o prêmio é como levar um pedacinho da Famecos para casa. “Pessoas de diversas universidades participam. Então, há o reconhecimento nacionalmente”, argumenta. Para o jornalista Rodrigo Adams, vencedor na categoria de Melhor Crônica, em 2010, foi muito importante para o seu futuro. “Tenho um carinho enorme pela faculdade. Vencer este prêmio, dentro de casa, foi uma das coisas mais legais que me aconteceram durante o curso”, relata.
O SET Universitário não é restrito à comunidade da PUCRS. As alunas de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) Eduarda Pavanatto e Jéssica Bagatini foram orientadas por seus professores a inscreverem seus projetos. Eduarda foi premiada em Telejornal, pelo trabalho Mímesis, em 2013. A estudante concorreu pela primeira vez e disse que o que conta não é apenas ter a chance de ser premiado. “A experiência de ter um projeto concorrendo em um evento tão importante quanto a Mostra Competitiva é o que importa”, reconhece. Jéssica ganhou com a Campanha Publicitária Intercom Sul 2013. Ela relata que utilizou os quero-queros como protagonistas, porque são pássaros muito comuns na Unisc, como se eles fossem mascotes da universidade. “Prêmios como esse estimulam a gente a querer ir mais longe e a se esforçar tanto na faculdade quanto no trabalho”, afirma.