No próximo dia 17 de abril, um grupo de escritores lança em Porto Alegre o Movimento Literatura Digital. A proposta pretende estabelecer uma nova modalidade literária feita especialmente para mídias digitais, aproveitando-se de ferramentas das novas tecnologias como animações, multimídia, hipertexto e outros recursos que não podem ser utilizados nos livros impressos. O lançamento do movimento acontece no Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul (IEL-RS), em Porto Alegre, a partir das 19h.
Em seu manifesto, o movimento defende que o avanco tecnológico não representa uma ameaça à literatura e busca atrair autores e leitores à Literatura Digital. A ideia busca não apenas diferenciar-se dos e-books e outras formas de literatura digitalizada, mas criar novas experiências de leitura que interajam com o leitor.
O evento que abre o Movimento Literatura Digital contará com uma mesa-redonda formada por escritores que já possuem projetos de literatura digital, como Ana Mello e Marcelo Spalding. O bate-papo irá tratar sobre a concepção do movimento e suas implicações pedagógicas, editoriais e artísticas. A entrada é gratuita e pode ser confirmada pelo telefone (51) 3314-6451 ou pelo e-mail iel@sedac.gov.br .