Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
CINEMA
13 de abril de 2012

Muito mais que um baterista

Por Adriano Pinzon
Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

“Escolhi um instrumento difícil de transmitir amor, mas dizem que eu consigo”. A afirmação de Argus Montenegro mostra o quanto tons, pratos e baquetas faziam dele um músico apaixonado pelo que fazia. A vida do baterista gaúcho resultou no documentário Argus Montenegro e a instabilidade do tempo forte, que estreia no próximo dia 20 na Capital e terá divulgação e bate-papo com o diretor Pedro Lucas na próxima terça-feira (17), às 19h, no auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS.

Montenegro é considerado por músicos e críticos como um dos mais virtuosos bateristas do Brasil e do mundo. O diretor Pedro Isaias Lucas conviveu durante sete anos com ele. O documentário começou a ser rodado em 2005. No filme, o músico narra sua trajetória e a da música brasileira dos últimos 50 anos, além de apresentar suas composições.

O baterista gaúcho dividiu palco com grandes nomes da música, como Tom Jobim, Sérgio Mendes, Elis Regina, entre outros. Como músico de orquestra, conheceu os ritmos afro-caribenhos da América Central. Tocando para estrangeiros, descobriu a singularidade da música brasileira. Foi endorsee (divulgador) das Baterias Odery e possuía uma linha especial de Baquetas C. Ibañez. Foi professor de talentosos bateristas do cenário musical brasileiro, incluindo Kiko Freitas, Nenê, Daniel Batera e seu filho Zé Montenegro. Faleceu em 2008, lidando com o anonimato e dores na coluna, depois de um acidente ocorrido em uma premiação no Auditório Araújo Vianna, que o tirou dos palcos nos primeiros anos da década passada.

O longa-documentário de 80 minutos é uma realização da Artéria Filmes, em parceria com a Okna, produtora que tem direção de Aletéia Selonk, professora do curso de Produção Audiovisual (TECCINE) da Famecos. Assista o trailer.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org