Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
18 de março de 2015

“Na dúvida, se jogue”

Erh Ray ministrou palestra que marcou o início das comemorações dos 50 anos do curso de PP
Por Giovana Fleck
Foto: Luiza Meira

Foto: Luiza Meira

Na noite dessa terça-feira (17), ocorreu a Aula Magna em comemoração aos 50 anos do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), com o tema Todo dia, novo, no Teatro do prédio 40 da PUCRS. O evento contou com a participação do ex-aluno da Famecos Erh Ray.

Anunciado como publicitário ganhador de 16 Leões de Cannes, Ray surgiu para a plateia ao som da Marcha Imperial de Star Wars em forma robótica. “Oi pessoal, meu nome é Erh Ray. Gostaria de fazer uma experiência com vocês”, disse. Assim, apareceu em carne e osso por detrás das cortinas para propor uma nova forma de interação com o público. “Já que todo dia é novo, então nós também temos que tentar coisas completamente novas”, afirmou. Diferentemente da tradicional apresentação em PowerPoint, o conteúdo da palestra foi apresentado por imagens compartilhadas no perfil do Instagram @erhray50anosPP – as quais foram, em tempo real, comentadas pelo público.

Foto: Luiza Meira

Foto: Luiza Meira

Inicialmente graduado como arquiteto, Ray decidiu unir na comunicação a estética e a criatividade que o instigavam no primeiro curso. “O que me motivou a entrar em Publicidade e Propaganda foi a busca pelo novo”, afirmou. Assim, ingressou como estudante na Famecos em 1984, concluindo o curso em 1988. Depois de formado, o publicitário passou por grandes empresas porto-alegrenses, embarcando, em 1994, para trabalhar na consagrada DM9DDB, em São Paulo. Lá, Ray começou parcerias com José Henrique Borghi e Nizan Guanaes, também publicitários, com quem trabalharia em campanhas atemporais como Carlinhos e Mamíferos da Parmalat.


À propaganda da Parmalat, Ray atribui sucesso a simplicidade. “São crianças, pequenas, com roupas de animais e uma música”, explicou. Para  o publicitário, o mercado atual está se perdendo nas tentativas forçadas de inovação. “As pessoas se esqueceram da parte despretenciosa da propaganda, o segredo está em entender a medida certa”.

No início de 2002, a oportunidade de correr novos riscos surgiu ao abrir sua empresa com a parceria de Borghi. Realizando os primeiros trabalhos no fundo do quintal de Ray, o empreendimento adquiriu nome e forma – BorghiErh. Após quatro anos, a empresa já era considerada uma das cinco maiores do Brasil, atraindo a atenção de investidores como a LOWE, que acabou se fundindo com os dois empresários. Dez anos após o início do projeto, em 2012, depois de se deparar com prejuízo no processo criativo, Ray optou por vender todas suas ações da LOWE e entrar em um período de renovação.

Em parceria com a ex-sócia e presidente da agência F.biz, Gal Barradas, Erh Ray trouxe para o Brasil a empresa BETC – principal no ramo publicitário na França. No olhar da empresa, a propaganda vai muito além da publicidade, influenciando involuntariamente o receptor usando artifícios como a moda, o design, a experiência e o entretenimento. Estes quatro mecanismos permitiram criar o contexto de reinvenção que Ray procurava para iniciar sua Startup . “Na dúvida, se jogue”,  recomendou o publicitário.

Ao ser questionado sobre o futuro, Ray ressaltou o aumento da consciência social no meio publicitário. Para ele, o politicamente correto, embora esquecido em tempos de crise, vem para contribuir com o mercado. “Não é só sobre tirar da sociedade, mas também devolver”, concluiu.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org