Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
5 de maio de 2017

“Na Famecos, juventude e irreverência andavam juntas”

Márcia Rech faz parte da turma de formandos de Relações Públicas de 1994
Por Marilia Oliveira
Foto: Fotografia da Mulher

Márcia é graduada em Relações Públicas há 23 anos (Foto: Fotografia de Mulher)

Após cursar dois semestres na faculdade de Matemática, Márcia Pimentel Rech teve certeza que não tinha como seguir na carreira de exatas. Sendo assim, passou a pesquisar outros cursos, como Administração e Letras. “A possibilidade de estar em uma profissão que daria suporte para vários segmentos profissionais”, como descreve, fez com que ela começasse a trilhar novos passos em sua vida acadêmica. Foi então que no primeiro semestre de 1989 ela ingressou em Relações Públicas, na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS.

Com uma rotina diferente da que estava acostumada, Márcia relata como foi chocante a primeira vez que chegou na Famecos. ”Num primeiro momento, foi impactante, bem diferente da sala de aula da matemática, pois era formada basicamente pelo público feminino”. A comunicadora ressalta a maneira arrojada dos estudantes que ali frequentavam. “Achava tudo muito estranho, as pessoas tinham um estilo diferente e um comportamento moderno”. Entre os lugares mais frequentados na Famecos, ela destaca o saguão do prédio 7. “Lá era oportunidade de encontrar  minhas amigas quando não conseguíamos fazer as mesmas disciplinas”.

Márcia conta que era fascinada pelas aulas e pelo amplo mercado profissional de Relações Públicas. “O curso sempre me encantou muito justamente pelas várias possibilidades de trabalho. Jamais pensei que a forma de comunicação poderia mudar a vida de pessoas, empresas e  instituições”. Durante o período vivido na Famecos, ela conciliou a faculdade com o trabalho e, por isso, só veio a estagiar no último ano do curso. “Estagiei na Comunicação Social da Prefeitura de Porto Alegre. Penso que foi neste momento que a minha vida profissional começou a ser moldada”, esclarece. Seu trabalho era constituído de eventos, cerimonial e protocolo, juntamente com ações de produção. Márcia ainda salienta: “Meu primeiro emprego como Relações Públicas acabou sendo em uma entidade de classe onde pude exercitar plenamente o cotidiano dos eventos e que, até hoje, é a minha realidade profissional”.

A famequiana afirma que a Faculdade tem grande representatividade em sua vida profissional pelo fato de ter lhe mostrado um mundo totalmente novo e desconhecido. Pela parte pessoal, os colegas marcaram a sua passagem pela PUCRS. “Tenho amizades que mantenho desde o tempo da faculdade. Além disso, é muito bom ver a minha filha vivenciando também este ambiente”, confessa.

Assim como para todo estudante, a formatura é um marco importante na vida universitária. Para Márcia não foi diferente. Ela relembra o que viveu em janeiro de 1994, quando aconteceu a sua colação de grau. “Passa um filme, um flashback, de tudo que vivemos até o momento de entrar no salão e cruzar o corredor entre familiares e amigos”. A comunicadora também conta como foi a emoção em receber o diploma. “O momento da espera pela vez de ser chamado, ouvir a frase ‘Concedo-lhe o grau’ e receber o capelo e o canudo… Não tem como descrever!”.

Após o término da faculdade de Relações Públicas, ela iniciou sua trajetória profissional na Associação Médica do Rio Grande do Sul. “Lá eu desenvolvia um pouco de tudo, desde o trabalho de comunicação interna, gerenciamento do centro eventos e organização dos eventos internos”, explica. Ela fez pós-graduação em Produção e Gestão do Turismo, na PUCRS; Formação em Dinâmica dos Grupos, na Sociedade Brasileira de Dinâmicas do Grupos (SBDG) e MBA em Gestão Estratégica da Comunicação (IBGEN). Entre os trabalhos que já realizou, o mais memorável para ela foi participar da comissão organizadora do I Fórum Social Mundial. Atualmente, Márcia trabalha no segmento de eventos e congressos. “Faço gestão de equipes, assessoria em cerimonial, protocolo e treinamento de equipes para empresas”, afirma. Aos futuros relações-públicas, ela recomenda que aproveitem todas as experiências levadas para a sala de aula, se mantenham atualizados e valorizem a profissão.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org