Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
5 de setembro de 2016

“Na Famecos tive certeza da profissão que queria seguir”

Rafael Figueiredo se graduou em Publicidade e Propaganda em 1993
Por Mariana Brun
(Foto: Arquivo Pessoal)

Rafael Figueiredo iniciou a graduação em 1989 (Foto: Arquivo Pessoal)

Em 1989, o Muro de Berlim foi derrubado. No Brasil, acontecia a primeira eleição presidencial direta depois de 29 anos, e também a primeira eleição em tempos de democracia. Nesse cenário, marcado por grandes reviravoltas, Rafael Figueiredo iniciava sua formação em Publicidade e Propaganda na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS.

Quando escolheu o curso, Figueiredo levou em consideração um desejo acalentado com apenas 15 anos de idade, o de trabalhar com Audiovisual. Trabalhar voltado para a Publicidade ou para o Jornalismo, segundo ele, era uma questão menor. Não foi difícil escolher a faculdade onde iniciaria sua graduação. “A Famecos tinha excelente renome já na época”, afirma.

O publicitário diz que logo se sentiu em casa no prédio 7. Para ele, o local pode ser definido como “um ambiente bacana para aprender e encontrar pessoas com quem você vai conviver na vida inteira”. Prova disso é a preferência de Figueiredo pelo saguão, seu lugar favorito, pela possibilidade de fazer novas amizades.

“Foi na Famecos que eu tive  certeza da profissão que queria seguir e onde construí uma rede relacionamentos que foi fundamental na minha vida profissional”, destaca. Rede essa que começou a construir ainda na graduação, quando iniciou o estágio em uma produtora de áudio. Com bastante autonomia para participar dos processos, em um mês o estudante de publicidade já estava dirigindo locução e fazendo letras para jingles.

No final do curso, montou uma produtora em conjunto com um colega de aula. “Começamos fazendo institucionais de pequeno porte, making of, mas depois de um ano já começamos a fazer trabalhos de maior visibilidade”. Não parou mais de atuar com direção. Hoje, coleciona no portfólio dezenas de comerciais, institucionais, séries, curtas-metragens, campanhas políticas e documentários. Atualmente, coordena projetos de cinema e televisão da Coopas Multimagens, responsável pelos programas do Canal Saúde.

Com os trabalhos, recebeu diversos prêmios. Com o curta A peste da Janice, produzido em 35mm, foi premiado nos festivais de Gramado, Bahia, Cartagena e Huelva. Groelândia, também dirigido por ele, recebeu o troféu de melhor filme no Festival Iberoamericano de Huelva e no Festival de Artes Audiovisuais de La Plata. Em 2014, foi indicado ao EMMY International Awards com o documentário De Volta. “Foi sensacional. É sempre bom ter esse tipo de reconhecimento, ainda mais para um trabalho tão querido e tão contundente”. Também foi finalista do New York Festival 2009 Film & Video Awards, com a série Primeira Geração.

O estímulo à criatividade, presente em cada tarefa realizada, é algo que aprendeu na Faculdade e que leva até hoje para a vida profissional. Nesse aprendizado, diversos professores tiveram papel fundamental, como os citados Alexandre Aloise, Anibal Damasceno, Ricardo Severo, Carlos Gerbase e Alice Urbim.

Para o futuro, as metas são continuar se dedicando aos múltiplos projetos e, quem sabe, voltar a dar aula. Para os estudantes que almejam trabalhar com audiovisual, o conselho é claro. “Assistam tudo, sem preconceitos. Não tenham pressa em dirigir: pode ser muito mais enriquecedor começar trabalhando em várias funções antes de pleitear a direção. E, sobretudo, leiam muito, ficção e não ficção”.

 

**A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na segunda-feira (12). A entrevistada é Fabiane Klafke, formada em Relações Públicas na Famecos no ano de 2009.  Atualmente, é diretora e cofundadora da RP School e Relações-Públicas da Santos Silveiro Advogados.

 

 

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org