Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
25 de novembro de 2013

Não é miragem

Alunos da Famecos concorrem a US$ 1 milhão em concurso global
Por Samuel Lima
Sete alunos criaram comercial de 30 segundos para concurso da Doritos (Foto: Ágatha Pedotte)

Alunos criaram comercial de 30 segundos para concurso da Doritos (Foto: Ágatha Pedotte)

Um minuto de bateria na câmera foi o suficiente para filmar a cena principal de um projeto ambicioso de sete alunos de Publicidade e Propaganda da PUCRS. Giovanni De Bom, Lucas Menegotto, Rafael Umpierre, Guilherme Piazza, Gabriela Revoredo, Roberta Bittencourt e Victória Venturella produziram Desert, comercial de 30 segundos para o concurso Doritos Crash the Super Bowl VIII. Candidatos de 35 países concorrem a US$ 1 milhão, a oportunidade de conhecer os estúdios da Marvel e uma viagem ao Super Bowl – final do torneio de futebol americano, esporte mais popular dos EUA. O trabalho vencedor será transmitido no intervalo da partida, em fevereiro do ano que vem.

Os alunos começaram a criar o anúncio há 15 dias. De um brainstorm, selecionaram quatro ideias – envolvendo pescarias, esbarrões, fantasias de pombo e desertos – e escolheram uma das propostas para produção. O fator decisivo, segundo os alunos, foi a maior qualidade de imagem que a última podia render.

O vídeo mostra um andarilho cansado e perdido no deserto, se arrastando pela areia. Ao perceber uma garrafa de água, caminha até o objeto. Surpreendentemente, o homem não bebe o líquido. Prefere lavar suas mãos, tirar a mochila das costas e abrir seu pacote de Doritos. O personagem do comercial é o estudante Lucas Menegotto, também um dos criadores do projeto. As filmagens foram feitas em uma tarde, nas dunas de Cidreira, no litoral gaúcho.

A viagem contou com alguns imprevistos. “Eu falei para ele (Menegotto) ir com roupas sem marcas, porque não podiam aparecer. Ele foi com uma camiseta da Nike, bermuda e tênis com logos. Tive que trocar algumas roupas com ele, para fazer o vídeo”, conta De Bom. Além disso, Menegotto teve de pintar seu tênis, correr na praia para ficar com aparência cansada e passar 40 minutos se maquiando para ficar bronzeado.

“Prejuízos que valeram a pena”, diz. Para Menegotto, essa foi a melhor experiência nos dois semestres em que está na Faculdade. Participar da criação da ideia e se ver dentro dela foi uma novidade gratificante. De Bom comemora o feedback que o trabalho já rendeu. “É muito legal ver as pessoas comentando coisas do tipo ‘Tô indo lá comprar Doritos’. Teve gente que achou que era uma propaganda real. Na verdade, é o que queremos que se torne”, deseja. Um dia depois de publicado, o vídeo atingiu a marca de mil visualizações no Youtube.

A comissão julgadora selecionará 20 semifinalistas, baseado nos critérios de originalidade e criatividade, adequação ao briefing e apelo global do anúncio. Os finalistas serão conhecidos em 4 de janeiro, quando serão abertas as votações para definir o vencedor. O patrocinador ainda escolherá um dos vídeos para o segundo prêmio. Abaixo, segue Desert, o vídeo produzido pelos alunos:

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org