Elaborado como um trabalho para a disciplina de Estágio Curricular de Jornalismo, o documentário de curta-metragem “Depois que eu decidi fazer arte” será apresentado em sessão especial no Museu dos Direitos Humanos do Mercosul. A exibição ocorrerá às 19h do dia 3 de dezembro (quarta-feira).
O filme é dos estudantes de jornalismo do 8˚semestre da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) João Paulo Wandscheer e Rodrigo Luz que realizaram, a partir da própria contemplação do mundo das artes, uma obra que busca abordar os desafios e dilemas deste ramo. De acordo com Wandscheer, assuntos complexos como a solidão e os sacrifícios necessários foram abordados. “Construímos uma narrativa através da desconstrução das profissões”, afirma.
Nove profissionais – das mais variadas áreas artísticas – foram convidados para compor o projeto com seus depoimentos. André Venzon (artista visual), Bianca Obino (musicista), Bruno Polidoro (diretor de fotografia e cineasta), Di Nardi (artista cênico), Diego Poloni (músico), Janaína Kremer (artista cênica), Maria Tomaselli (artista visual), Rodrigo Rosp (escritor) e Rommulo Vieira Conceição (artista visual) contam suas experiências compondo a trajetória do início de suas carreiras. “Queríamos falar com as pessoas que lutam pelo reconhecimento e que não recebem muitos resultados. É interessante saber que você não está sozinho”, contou Luz.
O objetivo de mostrar para as pessoas essa realidade alternativa surgiu com a ideia de valorizar o trabalho artístico com base nas próprias experiências dos alunos que se definem como “aspirantes a artistas”. “Nossa convivência fez com que retratássemos a criação da arte em diferentes meios”, concluiu Wandscheer.
A entrada é franca. Mais informações podem ser conferidas na página do evento.