Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
IDENTIDADE RP
29 de maio de 2015

“Não tenha medo de ser criativo”

Frase é do ex-aluno Guilherme Alf, que palestrou nessa quinta (28), na Famecos
Por Bárbara Debeluck
Foto: Pedro Zandomeneghi

Foto: Pedro Zandomeneghi

A Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS recebeu na noite de quinta-feira (28) o ex-aluno Guilherme Alf, para a segunda palestra do projeto Identidade RP. O profissional de Relações Públicas veio à faculdade conversar com os estudantes sobre seu primeiro livro Adeus, golfinho feio.

Alf começou deixando claro que o nome do livro não é uma crítica ao símbolo de Relações Públicas, mas uma brincadeira com a história do patinho feio. “Penso que somos assolados pela síndrome do golfinho feio há muito tempo”. Para solucionar o problema, o ex-aluno deixou claro que a primeira coisa a fazer é assumir que ele existe. Para Alf, os dois caminhos possíveis são aceitar ou mudar o mundo. Apesar de a segunda opção ser a mais difícil, para ele é a que agrada mais. E para que esta mudança ocorra, é preciso seguir cinco etapas: entender o valor da internet; mudar a educação; unir cada vez mais os cursos da Comunicação; proporcionar o encontro de gerações e aceitar o Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (Conferp). “Mas, na real, o que muda o mundo são as pessoas”, frisou.

Sobre o DNA dos relações-públicas, o palestrante citou várias dicas para os estudantes se tornarem profissionais de qualidade. “Esteja sempre se formando. Sinto informar, mas quando acabar o curso, só está começando”. Alf afirmou que o perfil deve ser composto de calma, imposição, liderança, jogo de cintura, dinâmica, curiosidade e criatividade. “Não tenha medo de ser criativo. Cada vez mais é preciso gente criativa em Relações Públicas”, aconselhou.

O idealizador da agência Todo Mundo Precisa de Um RP afirmou que a atividade de Relações Públicas tem um grande mercado, o que falta é saber procurar uma vaga. Com isso, ele deixou claro que o profissional ainda precisa entender mais sobre negócios e ser cada vez mais multitarefas. Para finalizar, Alf recomendou que todos devem aprender a fracassar e a ter coragem. “Acredite em você! Não deixe que a síndrome do golfinho feio lhe mate”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org