Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
26 de julho de 2016

Neka Machado

(Foto: Cassiana Martins)

(Foto: Cassiana Martins)

A professora Neka Machado iniciou sua trajetória profissional na Famecos em 1988, quando ainda era aluna do curso de Jornalismo. Também formada em Relações Públicas, defendeu na dissertação de seu  Mestrado e em sua tese de Doutorado o tema “Negociações, relações de poder e comunicação” na área de políticas sociais. Desde seu ingresso na Universidade, já ocupou o cargo de coordenadora dos departamentos de Ciências da Comunicação e de Relações Públicas. Atualmente, é orientadora de monografias e leciona as disciplinas de Comunicação Comunitária, Negociação e Produção Cultural.

Além de educadora, Neka atuou nas áreas de cultura, política e sindical. Em uma breve passagem pelo serviço público foi assessora do coordenador administrativo e técnico da Fundação Sul Riograndese de Assistência Senador Tarso Dutra (Fundasul). Atuou no Sindicato dos Radialistas, como assessora da Diretoria e na assessoria de imprensa, e participou da criação da Associação das Rádios Comunitárias no Brasil (Abraço) e da Federação Interestadual dos Trabalhadores de Rádio e Televisão (Fitert). Em meados dos anos 1990 começou a trabalhar na Opinião Produtora, dando continuidade a sua atuação no showbusiness como assessora de comunicação e nos projetos especiais, além de também coordenar a comunicação interna do local.

O pai jornalista e boêmio, Sebastião Bolsoni Machado, proporcionou a Neka e seus cinco irmãos um ambiente de discussões políticas e sociais. Durante a ditadura conviveram com presos políticos que frequentavam sua casa em Porto Alegre. Mesmo sendo a caçula, a professora tornou-se referência para seus irmãos na área dos estudos, por ter dedicado sua vida profissional à área acadêmica. Mãe aos 38 anos, Neka tem um filho de 17 anos com seu companheiro de quase três décadas, o jornalista e servidor público Rui Porto.

Entre seus hobbies estão a música, a dança e o canto. Sua larga compreensão em música já rendeu convites para cantar em shows em Porto Alegre e formaturas de alunos. Neka acredita que por muito pouco não se tornou cantora profissional.

Após 30 anos formada, a relações-públicas e jornalista justifica suas escolhas profissionais devido a paixão de ensinar e orientar seus alunos e futuros colegas de profissão. Para a professora, a relação com alunos e ex-alunos já é característica de sua personalidade, seja pessoal ou através de redes sociais. Trabalhando três turnos na Famecos, a professora é conhecida como a mãe da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS e canal de informações, já que sempre tem alguma dica ou ideia para passar adiante.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org