Identificar e premiar novas ideias de séries e criadores do país, estimular novos negócios e a criação de conteúdos brasileiros para televisão, promover diálogos entre roteiristas e o mercado de televisão no Brasil, valorizar criações locais e talentos regionais e nacionais. São com esses objetivos que a NET, juntamente com a Casa Redonda Cultura, lança o NETLABTV. O concurso incentiva e apoia o surgimento de novos talentos para a indústria audiovisual brasileira e o desenvolvimento de séries com foco em TV por assinatura. Criadores, roteiristas, escritores ou dramaturgos, profissionais ou estreantes podem inscrever suas séries até 28 de julho.
Serão premiadas as categorias de ficção e não ficção. Primeiramente serão selecionados 20 finalistas por uma comissão julgadora composta por especialistas em roteiros de séries e em mercado de TV. Destes, oito escolhidos irão participar do Laboratório imersivo em São Paulo, com monitoria de profissionais de destaque no mercado audiovisual. Os critérios de julgamento são originalidade, qualidade técnica e potencial comercial da série.
Para os idealizadores, o laboratório de TV é um caminho fundamental para que se possa realizar séries brasileiras de qualidade. Além da participação no Laboratório, os vencedores terão uma premiação em dinheiro e apresentarão seus trabalhos para os principais programadores e canais de TV por assinatura do país.
O diretor de programação da NET, Fernando Magalhães, explica que o mercado no Brasil passa por grandes transformações pela nova Lei da TV Paga e a NET quer colaborar com este momento. As inscrições são gratuitas. Mais informações e regulamento podem ser consultados no site.