Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
26º SET UNIVERSITÁRIO
18 de setembro de 2013

Novas mídias desafiam mercado publicitário

Janaína Augustin e Rejane Bicca elucidaram aspectos sobre produção de filmes e peças publicitárias
Por Bárbara Biolchi e Henrique Jasper
Foto: Lucas Zandonai/ Famecos/ PUCRS.

Foto: Lucas Zandonai/ Famecos/ PUCRS.

Com o tema A produção audiovisual em outras telas no Brasil e no mundo: uma diversidade de olhares, Janaína Augustin e Rejane Bicca elucidaram alguns aspectos básicos da produção de filmes e peças publicitárias. Com anos de experiência na produtora O2 Filmes, elas trataram de assuntos que vão desde a produção de longas até as novas exigências do mercado.

Desde o princípio, as palestrantes deixaram claro que o diferencial da O2 é a busca pela inovação. Ao longo da conversa, Rejane, diretora do Núcleo de Atendimento da produtora, ressaltou que, com a introdução de outras mídias no segmento, novos desafios surgiram, como a dificuldade de dominar linguagens próprias para internet, redes sociais, telas interativas e, especialmente, driblar a falta de estrutura profissional no Brasil.

Como exemplo, as palestrantes citaram as filmagens do longa Cidade de Deus. Pela falta de equipes especializadas em cinema, a saída encontrada pela produtora foi trabalhar com publicitários para a realização do projeto. Esse modelo de produção que, no princípio, rendeu críticas negativas pelo seu caráter comercial, recebeu quatro indicações ao Oscar em 2002.

Para Janaína, diretora do Núcleo de Outras Telas da O2, essa repercussão inicial se deu por conta da ausência de tradição desse formato no país, ao contrário do que ocorria em outros países, onde o modelo já estava consolidado.

Ao falar da necessidade de integrar as mídias tradicionais com as novas, Rejane e Janaína apontaram que o foco das produções não pode mais se limitar apenas a filmes. “É preciso agregar formas de produção de conteúdos para outras telas”, diz Janaína. Por isso, a O2 Filmes tem se destacado por criar peças publicitárias que buscam a emoção e a sensibilidade, introduzindo o merchandise de forma mais sutil. Dois exemplos que ilustram essa característica são o filme O Último Gol de Pelé e o videoclipe Eduardo e Mônica, ambos desenvolvidos para a empresa de telefonia Vivo. Confira os trabalhos:

Tag(s) da matéria: , , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org