Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
INTERCÂMBIO
3 de outubro de 2013

Novas perspectivas sobre o continente africano

Estudante da Famecos compartilhou fotografias e experiências de sua viagem
Por Bárbara Biolchi
(Foto: Arquivo pessoal)

(Foto: Arquivo pessoal)

Duas passagens aéreas, uma reserva de três dias em um hostel e o dinheiro economizado durante o período de um ano de trabalho. Foi assim que Larissa Machado desembarcou na África do Sul para, em princípio, aperfeiçoar seus estudos de língua inglesa. Passados seis meses, Larissa, que interrompeu seu curso de Jornalismo na Famecos no 4ºsemestre, está de volta ao Brasil e trouxe na bagagem inúmeras fotografias e relatos de um país que ainda carrega muitos estigmas sociais. Na tarde de quarta-feira (2), ela esteve na faculdade e compartilhou suas experiências com um grupo de alunos e professores.

Com um largo sorriso no rosto e um brilho intenso no olhar, a estudante contou como planejou sua viagem e como foram os meses de estudos, de vivências, de viagens e de trabalho voluntário. Ela saiu de Porto Alegre determinada a estudar inglês. As economias que tinha eram suficientes, segundo seus cálculos, para viver por três meses em um país com baixo custo de vida. Aliado a isso, considerou o interesse pela cultura africana e a vontade de descobrir uma realidade diferente daquela que conhecia. E assim, escolheu a África do Sul como destino.

Larissa se matriculou em uma escola e iniciou suas aulas de inglês. Passados dois meses, já na companhia de um amigo que viajara ao seu encontro, ela decidiu que queria aprofundar também os conhecimentos sobre aquela diversidade cultural e social que estava à sua frente. Em conversas com o companheiro de viagem, tomou a decisão de “mochilar” por outros países. Zimbábue, Zâmbia, Moçambique e Maláui. Neste último, passou dois meses trabalhando como voluntária no hostel em que estava hospedada.

Entre histórias e fotografias, Larissa lembra que a África do Sul ainda guarda as marcas do Apartheid – regime que, entre 1948 e 1994, segregou a população entre brancos e negros – e que, por isso, a sociedade ainda é bastante fechada e resistente. No entanto, nos países menores por onde passou, a estudante conheceu um povo completamente diferente, com variedade social, riqueza cultural e com sentido de humanidade muito presente.

No Maláui, hospedou-se em um lugar que desenvolve projetos voltados para a comunidade. Motivada pelo seu envolvimento com questões sociais e políticas, Larissa começou a trabalhar de forma voluntária nas atividades promovidas no local. Trabalhou com a recreação de um grupo de crianças e com mulheres portadoras de HIV, que se reuniam para conversas e debates sobre suas vidas e sobre a doença.

Com essas mulheres, ela desenvolveu um projeto fotográfico. Por uma semana, a jovem visitou as famílias e, de cada uma, fez três registros. Uma fotografia de cada mulher, uma fotografia de toda a sua família e uma fotografia de suas mãos. O retrato das mãos de cada mulher, sob o seu ponto de vista, expressa o trabalho e a determinação delas. Com isso, Larissa se inseriu na vida daquelas pessoas e teve contato direto com suas realidades.

Das fotografias feitas por Larissa e da fala carregada de emoção, de satisfação e de saudade, transborda uma experiência que foi muito além do aprendizado de outra língua. Transborda também uma outra África, que, para ela, exala humanidade, cores e alegria. Segundo Larissa, foi gratificante ver pessoas vivendo em comunidade, dividindo o pouco que têm, trabalhando duro e mantendo um sorriso no rosto. O contato que teve com aquela população enriqueceu seu trabalho fotojornalístico. Serviu de inspiração e a fez perceber que existem diferentes perspectivas e valores para se observar e retratar. Voltou para o Brasil três meses mais tarde do que havia programado, carregando um novo ponto de vista e a convicção de que voltará para a África, depois de terminar o curso de Jornalismo.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org