Na última segunda-feira (25), às 9h30min e às 19h30min, o auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS recebeu os estudantes para uma atividade proposta pelo Centro Acadêmico Arlindo Pasqualini (CAAP). Todos estavam ali para ouvir os coordenadores de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas com o objetivo de entender mais sobre a mudança nos currículos dos cursos, prevista para 2016. Fábian Chelkanoff, Denise Avancini Alves, Cristiane Mafacioli e Cláudia Moura conversaram com os alunos durante duas horas, com a mediação da estudante Joana Guterres Berwanger, integrante da atual gestão CAAP.
Cláudia, que foi a coordenadora do Curso de Relações Públicas de 2010 a 2014, acompanhou todas as discussões e processos em torno da formulação do novo currículo, e por isso participou da reunião. A professora afirmou que a separação dos cursos prevista pelo MEC é uma forma de perder força. “Temos um grande guarda-chuva chamado Comunicação, que abriga todos os cursos. Esse repertório é o que nos dá a base”, disse. Para ser um RP, o profissional precisa ter conhecimento em outras áreas. “Hoje, temos que ser fortes em RP, ter fundamentação em comunicação e cultura geral”, frisou. Dando continuidade à fala de Cláudia, a atual coordenadora de RP, Denise, assegurou aos alunos que o novo currículo foi muito discutido e debatido, e que sua implementação será gradual. Entre as novidades está o aumento das horas complementares para 200.
Chelkanoff explicou que a faculdade não compreende a separação dos cursos como algo positivo. “Queremos continuar juntos, como Famecos”, afirmou. Ele esclareceu aos alunos que o novo currículo será apresentado a todos, do início ao fim. “Tentamos elaborar um currículo que melhore a formação dos jornalistas, mas sempre buscando que o aluno se forme entendendo que a comunicação é muito ampla.”
Cristiane, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, contou que as novas diretrizes da área não estão nem em debate. Por isso, as mudanças que irão ocorrer são resultado das transformações dos outros dois cursos. Segundo ela, as áreas estão cada vez mais ligadas, dentro e fora da universidade. “Hoje, numa agência de Publicidade, por exemplo, toda gestão de conteúdo é feita pelo relações-públicas. Não conseguimos nos imaginar de outra maneira a não ser na essência de comunicação social”, completou.