Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
XII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA COMUNICAÇÃO
6 de novembro de 2013

Novos fenômenos culturais pautam segundo dia do Seicom

Sociólogos franceses abordam mudanças nas relações entre mídia e realidades culturais
Por Bárbara Biolchi e Henrique Jasper
Foto: Lucas Zandonai/ Famecos/ PUCRS

Foto: Lucas Zandonai/ Famecos/ PUCRS

O segundo dia do XII Seminário Internacional da Comunicação (Seicom 2013) teve a participação dos sociólogos Philippe Joron, professor da Université Montpellier III – Paul Valery, e Georges Bertin, do Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM). Na oportunidade, eles trataram das diferenças entre o real e a realidade, o fenômeno de transculturalidade, bem como a relação que a mídia estabelece com esses conceitos. A conferência aconteceu na manhã desta quarta-feira (6), no centro de eventos da PUCRS.

Surpreendendo a todos com seu bom português, Joron usou sua experiência adquirida durante os anos que morou no Brasil, no início da década de 90, para explicar o que é o real, o que é a realidade, e como a televisão apresenta isso para os espectadores. De acordo com o sociólogo, a realidade é composta por um conjunto de princípios aos quais as pessoas são submetidas. Já o real é aquilo que surge no cotidiano.

Ao relacionar isso com as mídias, ele defendeu que a internet se tornou um espaço que mostra o real, porque as pessoas podem dizer o que pensam e o que fazem. Sustentou ainda que os programas de televisão buscam transpor o que acontece nas redes. Com isso, diferenciou duas formas de fazer jornalismo: os telejornais que apresentam os princípios da realidade e dizem como a sociedade deve se comportar; e os que utilizam a realidade para mostrar o real e criam, em consequência, aquilo que chamou de telerealidade.

Em seguida, Bertin tratou sobre como a cultura encontra cada vez mais facilidade para se difundir entre diferentes povos. Nesse sentido, apresentou dois fenômenos que compõem as relações culturais. A interculturalidade foi definida como a aceitação de uma cultura que não é a sua, sem modificar aquilo que é do outro. Em contraponto a isso, a transculturalidade é a interação entre diferentes tradições, que gera alguma transformação. Isso, segundo ele, ganhou força a partir da recente explosão de mercados de identidades e da revolução da informática.  Com estudos sobre mitologia, trouxe como exemplo o mito britânico de Avalon, que ao ser compartilhado por milhares de pessoas nas redes sociais se tornou transcultural e transcontinental.

Com temáticas que se relacionam, Philippe Joron e Georges Bertin proporcionaram uma reflexão sobre a comunicação a partir de uma análise sociológica das mudanças nas relações entre as mídias e as realidades culturais.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org