Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
CORPO DOCENTE
11 de agosto de 2014

Novos professores ingressam na Famecos

Jornalismo e Publicidade e Propaganda ganham reforço na equipe a partir deste semestre
Por Jhonathan Rath

A Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, neste semestre, recebeu novos integrantes em seu corpo docente . São quatro professores: Ana Cecília Nunes e Sílvio Barbizan, ambos de Jornalismo, e Liana Furini e Cláudia B. Trindade, de Publicidade e Propaganda. O curso de Relações Públicas não ganhou novas inserções, pois as adições, tanto docentes quanto discentes, acontecem somente no verão, após o período de vestibular.

Ana Cecília (Foto: Jhonathan Rath)

Ana Cecília (Foto: Jhonathan Rath)

Ana Cecília Nunes tem 26 anos, mas já possui uma grande experiência no mercado de trabalho. Formada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, ela começou estagiando na própria Famecos, no espaço digital Cyberfam, passando, posteriormente, a trabalhar na RBS, no Centro de Produção Multimídia (CPM) e no diário Gaúcho. Atuou tanto em Assessoria de Imprensa quanto como produtora e pesquisadora na área jornalística. Atualmente, ela trabalha no departamento de desenvolvimento digital da RBS, no TECNOPUC, em que atua como product owner, função que está ligada ao desenvolvimento de novos aplicativos interativos com as redações do Grupo RBS. O gosto pelo ensino veio quando Ana Cecília estava escrevendo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “Escolhi Jornalismo pelo fato de estar perto das pessoas, de poder transformar a sociedade e de informá-la. A licenciatura segue a mesma linha. Quero encantar os alunos que estão entrando no mercado de trabalho e mostrar que podemos ter um papel transformador”, comenta.

 

 

Sílvio Barbizan (Foto: Jhonathan Rath)

Sílvio Barbizan (Foto: Jhonathan Rath)

Aos 46 anos, Sílvio Barbizan começou uma nova etapa em sua carreira. Formado em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Barbizan sempre gostou de notícias e de se inteirar sobre os acontecimentos ao redor do mundo. Ele trabalha na RBS TV há 24 anos, executando, atualmente, a função de chefe de redação de entretenimento e conteúdos especiais. Agora, como professor, busca dividir o seu conhecimento e sua longa experiência na área com os alunos. “Conheço as práticas de TV e o processo de produção de programas de conteúdo jornalístico”, afirma. Engana-se, porém, quem acha que essa é a primeira vez que ele entra em sala de aula. “Já dei aulas em Santa Cruz, na Unisc. Coordenei o Projeto Caras Novas e participo da Escola RBS. Gosto dessa troca entre ensinar e aprender. É uma experiência bem bacana”, avalia. Barbizan ministra duas disciplinas do curso de Jornalismo da Famecos: Telejornalismo III  e Telejornalismo IV.

 

 

 

 

Livia

Liana Furini

Liana Furini, 25 anos, é ex-aluna da Famecos. Formada em Publicidade e Propaganda, a agora professora afirma que desde a monografia, feita no último semestre da faculdade, começou a pensar sobre a carreira acadêmica. “Pesquisar, questionar, instigar são verbos constantes na pesquisa, e ter a oportunidade de passar isso para os alunos me deixa muito feliz”, comenta. Liana é sócia-diretora da Agência Gancho, uma agência digital de Porto Alegre, e pretende demonstrar, em sala de aula, que a comunicação é uma ferramenta poderosa para a mudança. “O fato de ter uma idade próxima à dos alunos facilita muito porque nos entendemos e falamos a mesma língua. Um professor precisa estudar constantemente e trazer coisas novas para os alunos. Estar ativa no mercado é um grande passo para eu me manter atualizada”, afirma. Liana irá ministrar, neste semeste, as disciplinas Mídia II, Projeto de Criação e Produção Digital em Publicidade e Propaganda.

 

 

 

Cláudia B. Trindade (Foto: Maia Rubim)

Cláudia B. Trindade (Foto: Maia Rubim)

Cláudia B. Trindade está retornando à Famecos depois de 20 anos de formada. Com 43 anos, a publicitária já está ensinando dentro das salas de aula há uma década. Passando por outras instituições como Unicruz, IPA e UniRitter , Cláudia volta para a PUCRS, dessa vez como professora, com o objetivo de buscar novos conhecimentos e compartilhar, com os alunos, sua experiência. “O que é discutido dentro das salas de aula faz o aluno refletir sobre transformações que ele pode fazer no mercado de trabalho. A Publicidade tem muito disso, de causar um impacto na vida das pessoas e poder transformar a sociedade”, comenta. Ela ministrará, neste semestre, três disciplinas: Tendência de Mercado, Pesquisa de Mercado e Comunicação Digital, todas aplicadas à Publicidade e Propaganda. Cláudia também irá auxiliar na orientação dos alunos que trabalham no Espaço Experiência. Segundo ela, o papel de professor é de orientar o estudante, na direção do conhecimento claro e conciso. “Quero incentivar o amadurecimento da personalidade de cada aluno, tornando-o um profissional ético e que seja no reconhecido no mercado de trabalho por seu engajamento social”, afirma.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org