Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
VIDA URGENTE
13 de junho de 2012

Núcleo de Criação desenvolve campanha para conscientização no trânsito

Por Eduardo Deconto
Adesivos da campanha começaram a ser fixados nesta segunda-feira (Foto: Giovanna Pozzer)

Adesivos da campanha começaram a ser fixados nesta segunda-feira (Foto: Giovanna Pozzer)

Na vida você assume vários papéis. No trânsito, também. É com esse slogan que a campanha Mão Única pela Vida, promovida pelo projeto Vida Urgente, da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, pretende atrair a atenção de alunos e funcionários da PUCRS. As peças publicitárias começaram a ser fixadas nos banheiros das faculdades na tarde desta segunda-feira (11) e foram desenvolvidas pelo Núcleo de Criação do Espaço Experiência da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da universidade.

A ação foi desenvolvida pelos estudantes Eduardo Lewandowski e Eduarda Meneghetti, do curso de Publicidade e Propaganda da PUCRS. Além dos adesivos colados nos espelhos dos banheiros, os alunos desenvolveram placas de trânsito giratórias e cartazes em papel lenticular – usado para simular movimento – que serão instalados no campus da universidade. “Queríamos algo diferente, que interagisse com os estudantes e professores. A partir disso, surgiu o conceito das diferentes funções que assumimos no trânsito”, relata Eduarda.

As peças publicitárias têm como objetivo simular a constante troca de atuações que se verifica diariamente no trânsito, como ressaltou a estudante. “Procuramos fazer uma peça que mostrasse que em todos lugares podemos ser motoristas ou pedestres”, explica.

Os alunos foram auxiliados pelo professor José Fernando de Azevedo, que destacou a maneira com que a ação foi produzida. “Desenvolvemos o conceito de maneira diferenciada, para que as pessoas se enxerguem em vários papéis no trânsito”, afirma.

A campanha Mão Única pela Vida tem como objetivo aumentar a segurança das pessoas no trânsito, através da conscientização da comunidade acadêmica sobre os riscos que se corre como motorista, pedestre, ou passageiro. “Queremos um trânsito mais seguro. Temos de conscientizar pedestres e motoristas, passando essa responsabilidade para os jovens”, defende a coordenadora de Relacionamento Funcional da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Prac) da PUCRS, Selma Fernandes.

A importância das peças publicitárias para sensibilizar a comunidade acadêmica também foi destacada pela presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, Diza Gonzaga. “As ações publicitárias, de maneira inovadora e criativa, nos ajudam a abordar o tema trânsito de diferentes formas, atingindo alunos, professores e funcionários da PUCRS”, afirma Diza.

A parceria entre a fundação e a universidade surgiu em 2007, com a inauguração do Espaço Vida Urgente no campus da PUCRS. Desde então, as instituições promovem ações conscientizadoras sobre diversas questões da sociedade atual, atuando em eventos como o vestibular e o estande de calouros. “Nosso objetivo é integrar à formação acadêmica, o preparo de cidadãos mais conscientes de seu papel na preservação da vida”, declara Diza.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org