Datas comemorativas costumam ser lucrativas para o mercado publicitário. Porém, no período que antecede o Dia das Mães deste ano, houve queda nos investimentos. Os shopping centers, por exemplo, reduziram em 6% suas verbas, tendo como principal razão a insegurança com a atual situação econômica do país. A consequência foi o aumento de campanhas em mídias alternativas, onde o custo é menor.
“Quando há uma crise a publicidade logo percebe, pois é um setor que lida diretamente com o comércio”, afirma Cristiane Mafacioli, coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), da PUCRS. Segundo ela, os profissionais devem estar preparados para gerenciar essas situações e se esforçar para melhorar a comunicação com os investidores.
Conforme o site Exame.com, uma pesquisa feita com 192 empreendimentos pela consultoria GSGroup identificou que, além da redução das promoções em shoppings, as campanhas feitas ficaram mais pobres. O sorteio de carros continua sendo o preferido para atrair os consumidores. No ano passado, um total de 49% dos centros de compra sorteou um veículo novo, percentual que este ano chegou a 40%.