Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
NOVIDADE
3 de junho de 2011

Nupecc lança novo site com palestras de professores da Famecos

Por Bibiana Saldanha
Alunos assistem a palestra de lançamento de site do Nupecc (foto: Samuel Maciel)

Alunos assistem a palestra de lançamento de site do Nupecc (foto: Samuel Maciel)

Os pesquisadores da área de comunicação social e estudantes já dispõem de um instrumento eletrônico para pesquisa do acervo de jornais e revistas da Famecos, além de publicações do jornalismo colonial de expressão portuguesa. O site do (Nupecc), feito em parceria com o Espaço Experiência, foi lançado no último dia 30 de maio (segunda-feira) pelo professor da Famecos e coordenador do Nupecc, Antônio Holfeldt. Para marcar a data foram organizadas palestras abertas aos alunos, .a primeira com os professores Cláudia Moura e Juremir Machado, que falaram sobre pesquisa e deram dicas para os alunos que estão fazendo a monografia. Na terça-feira (31) foi a vez de Cristiane Finger, Marques Leonam e Neka Machado contarem suas histórias em um bate-papo com o tema “O que eu era antes de ser professor”.

Cláudia apresentou as questões para delinear a pesquisa e mostrou uma tabela com o passo-a-passo da definição do tema da monografia. Ela considera muito importante fazer perguntas para saber o que será pesquisado, quando, como, onde, por que e para quem. “A dúvida norteia, ela é a coluna que sustenta todo trabalho”, afirmou a professora. Juremir Machado apresentou seu livro “O que pesquisar quer dizer” e explicou que uma monografia precisa ter pesquisa empírica, a busca de dados obtidos através da vivência do pesquisador, além da bibliográfica.
O professor explicou que pesquisar é levantar dados, como no jornalismo investigativo e é preciso estar em contato, imergir com ou no objeto estudado, observando-o ou interagindo com ele para, no fim, descobrir algo. “Normalmente, não vemos ou não procuramos algo, pois estamos baseados no senso comum. Numa pesquisa, é preciso se perguntar se esse senso comum é verdadeiro ou não”, disse Machado. Ele completou afirmando que a boa monografia não precisa esgotar as hipóteses, mas fazer uma boa pergunta e obter a resposta. “Ao final, saber o que se descobriu é o principal”, concluiu.

A segunda noite do evento foi uma conversa entre palestrantes e espectadores. Os alunos puderam participar com perguntas desde o início e questionaram os três professores sobre assuntos pessoais, dicas para a carreira e histórias de suas vidas. Cristiane Finger, Marques Leonam e Neka Machado contaram que os convites para lecionar surgiram por acaso. Neka tem uma história curiosa: ainda fazia sua segunda graduação quando virou professora da Famecos. Ela foi chamada como substituta, e conta que era confuso ter dois status, principalmente com os outros docentes, que a encontravam na sala de aula e na sala dos professores. Foi nesse momento que ela desistiu de cursar o terceiro curso de comunicação para ser professora e, mais que isso, educadora, como faz questão de frisar. Os alunos também pediram dicas sobre o mercado de trabalho. O mais importante, disse Cristiane, é agregar valor ao currículo, fazer outros cursos, ter o diferencial. “Qual é a profissão que hoje não tem um mercado difícil? Tem que batalhar pela vaga, não pode achar que vai cair do céu”, afirma ela.

O amor pela faculdade onde trabalham também foi muito mencionado pelos três profissionais. “Eu venho para a Famecos para ser feliz. Eu nunca antes trabalhei para ser feliz. Vim para passar um ano aqui e vou completar 30”, resume Leonam. E encerrou a palestra com uma dica valiosa aos estudantes. “Curtam isso aqui, façam tudo o que tem para fazer, porque não vai voltar”, diz ele.

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org