Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FUTEBOL
25 de julho de 2014

O assessor de imprensa que virou presidente

Formado em Jornalismo na Famecos,Tiago Rech assumiu o cargo buscando renovar o Santa Cruz
Por Rafael Timm

Tiago rech matO sonho de ser presidente do clube de coração é compartilhado por milhões de apaixonados no mundo inteiro. Não seria diferente para o presidente do Futebol Clube Santa Cruz, Tiago Rech, 27 anos, formado em jornalismo na Faculdade de Comunicação Social (Famecos). Rech começou cursando Relações Públicas na Universidade. Mas durante a disciplina de Introdução ao Jornalismo, percebeu que era essa a carreira a seguir. A porta de entrada no Galo foi a assessoria de imprensa, onde atuou em várias áreas do clube, como resolver a documentação necessária para o alvará do estádio e até varrer a arquibancada. O seu lado multitarefa fez com que ele conhecesse muito bem as estruturas e o cotidiano do Santa Cruz, do município de Santa Cruz do Sul, distante 150 quilômetros de Porto Alegre.O trabalho de jornalista dentro do clube nunca tinha passado pelos pensamentos de Rech. Sua intenção sempre foi trabalhar em veículos de comunicação. Atuou em diversas editorias, como opinião, esportes e entretenimento. Porém, no final de 2013, decidiu unir a paixão pelo Galo com o jornalismo, oferecendo-se para a função de assessor de imprensa. “Eu fui o primeiro a me dedicar exclusivamente para o clube, viajando em todas as partidas”, afirma Rech. Esse trabalho fez com que ele conhecesse os conselheiros e expressasse suas opiniões, além de revelar o seu desejo de ascender ao cargo de presidente. Os maus resultados em campo fizeram com que o clube buscasse renovação, e Rech assumiu com essa proposta.

Os projetos da nova gestão são o futebol nos dois semestres e um plano de sócios, que não existia no clube. “A ideia é atrair o torcedor justamente pelo fato de, agora, oferecermos futebol no ano inteiro”, explica. A falta de apoio da comunidade e de empresários é o principal empecilho para que as propostas se desenvolvam. O jovem presidente afirma que há certo preconceito devido a sua idade, mas ressalta que sobra vontade, tempo e ambição. A nova diretoria é composta da experiência de ex-presidentes e da juventude. Essa mescla é que dá o suporte necessário para que Rech vença a barreira da desconfiança dos mais conservadores. O lado torcedor do presidente não é uma preocupação. “O fanatismo é o que me motivou a topar o desafio. Acredito que também é um fator positivo”, argumenta.

A sua formação pode ajudar na nova função. “O jornalismo me ajudou a ter mais desenvoltura, saber o momento certo de divulgar uma informação, ser criativo e trabalhar a informação com ética e seriedade. Enfim, ser comunicativo”, atesta. Para Rech, o fato do Campeonato Gaúcho reduzir o número de participantes para 12 até 2017 é bom para os clubes que tenham futebol o ano inteiro como meta. O que preocupa os participantes da Divisão de Acesso, caso do Santa Cruz, é que apenas um clube será promovido para a elite do futebol do Rio Grande do Sul em 2015.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org