Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
INTERNET
7 de maio de 2012

O Bairrista conversa com alunos do Espaço Experiência

Por Paloma Poeta
O Bairrista no Espaço Experiência (Foto: Priscila Leal)

O Bairrista no Espaço Experiência (Foto: Priscila Leal)

Nesta segunda-feira (7), Júnior Maicá esteve na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) para um bate-papo com os alunos do Espaço Experiência. Famoso por ser o nome por trás do perfil O Bairrista, no Twitter, ele falou sobre suas duas principais funções na internet: escrever e criar.

Logo que chegou, ele recusou o chimarrão, mas, em tom de brincadeira, cobrou um churrasco. A surpresa com a resposta de Maicá é justificável. Aos 27 anos, ele é dono de um ácido perfil com piadas sobre o dia a dia da “República Rio Grandense”, onde a tradição bairrista é o centro.

A prova de que não é preciso tomar chimarrão para falar sobre o Rio Grande do Sul é colocar o Bairrista em números. São quase 70 mil seguidores no Twitter e média de um milhão de visualizações por mês no site.

O personagem ganhou também página na versão impressa do jornal Correio do Povo, onde, como ele mesmo explica, “as piadas são mais responsáveis”. Outra criação de sucesso é o Peleia, um site em que é possível apostar nos resultados de jogos de futebol, exclusivo para gaúchos. A verificação é feita a partir do local onde o CPF foi emitido.

No meio de tanta criatividade, o início foi simples, mas original também. Depois de administrar blogs em 2002, Júnior Maicá migrou para o Twitter, em 2008. “Achei que eu não tinha muito a acrescentar, aí fiz o perfil falso do David Coimbra”, conta.

Só no meio de 2010 veio a ideia de um perfil no qual o bairrismo gaúcho virasse sátira e rendesse notícias fictícias e bem humoradas. Ele trancou a faculdade de Ciências Contábeis e se dedicou a uma paixão que antes era apenas passatempo.

Fã fervoroso de Twitter, Maicá prevê novidades para um futuro próximo. Ainda em fase embrionária, o projeto deve contemplar a participação do Bairrista em uma nova plataforma. Antes disso, não está descartada a possibilidade de ele cursar jornalismo. “Não é por um pedaço de papel, mas para se especializar e criar novas coisas na internet”.

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org