Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
28 de setembro de 2015

“O documentário é um caminho para o jornalismo de TV”

Frase é de Fernando Gabeira, que conversou com o portal Eusoufamecos nesta segunda (28)
Por Nicolle Timm
21797461151_72e68fe349_z

Fernando Gabeira em entrevista ao portal Eu Sou Famecos (Foto: Joana Berwanger)

Com voz tranquila e expressão de serenidade, Fernando Gabeira concedeu entrevista ao Portal Eu Sou Famecos. Entre goles de café expresso, o jornalista, escritor e ex-deputado federal pelo Rio de Janeiro falou sobre os caminhos do jornalismo e a situação política do país. Fernando Gabeira na TV é o programa apresentado por ele no canal GloboNews.

“O documentário e a reportagem com profundidade não são muito diferentes”. Gabeira explica que o jornalismo escrito incorporou muitos elementos da literatura ao longo de sua existência, criando o chamado Novo Jornalismo. Para ele, o caminho para esses ramos é o cinema. “Acho que os grandes documentários devem incorporar não só o trabalho de apuração e apresentação dos fatos, mas também alguma representação. Seria a combinação do documentário à ficção, com a missão de esclarecer a verdade”. Gabeira vê os documentários como um caminho para o jornalismo de TV, pois o conteúdo jornalístico na televisão acaba indo para outras mídias.

Para ele, a crise do jornalismo é na plataforma, provocada pelo crescimento da internet e a digitalização. “Hoje tem-se mais facilidades. Não se tem mais a insegurança sobre o que é interessante”, afirma. Gabeira diz que algumas tendências são evidentes na crise, como o jornalismo de celebridade. Ele acredita que estamos voltando a considerar a importância do homem e da mulher comuns.

Gabeira comentou sobre o que mudou nele enquanto estava no terreno político para o momento pessoal que vive no momento. “Eu supunha que podia fazer alguma coisa e, até certo ponto, fiz. Mas percebi que não era exatamente o que mais me interessava e voltei ao meu leito original, o jornalismo”. Sua experiência de 16 anos dentro da Câmara dos Deputados só deu a ele a vontade de nunca mais trabalhar em lugares interiores. “Hoje, me dedico não só ao jornalismo, como tento fazê-lo fora das redações”.

Sua visão sobre o cenário político atual é de um grande impasse. “Encaro como a implosão do último pedaço falsificado do Muro de Berlim”. Ele explica que pedaços do muro foram vendidos em camelôs e que, quando terminaram, começaram a falsificar. Gabeira acredita ser a visão esquerda do século passado aplicada no Brasil.

“O jornalismo nunca deve ter a tentação de substituir a política. Deve ser apenas um instrumento auxiliar. Tentar contar a verdade e investigar. Compete aos políticos e às pessoas administrarem a verdade”. É assim que ele alia o jornalismo à política.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org