Na tarde desta quarta-feira, 30, os participantes da Oficina de Introdução à continuidade para cinema e televisão tiveram a chance de conhecer melhor uma função importantíssima na produção audiovisual: o continuísta. A assistente de direção e continuísta, Janaína Fischer explicou inúmeros aspectos deste trabalho que exige muita concentração e discrição, fundamental em qualquer gravação. A oficina fez parte da programação do 22º SET Universitário.
O trabalho desse profissional é pensar no encaixe das cenas, preocupar-se com o local de determinados objetos no cenário, observar detalhes de figurino e maquiagem dos atores. “Ele está sempre com o roteiro na mão, pois as pessoas perguntam sobre ele o tempo inteiro. O continuísta é um retentor de informação, tem tudo anotado”, revela Janaína, que trabalhou nessa função em alguns filmes, como Meu Tio Matou Um Cara e Sal de Prata.
A profissional apresentou cenas de seus trabalhos e trouxe os roteiros e anotações que utilizou durante as gravações. “O continuista faz parte da equipe dos assistentes de direção, ou seja, é desejável ter conhecimento dos roteiros de TV e cinema, bem como alguma noção de posicionamento das câmeras”, pondera. Ela comenta que é imprescindível anotar uma cena e sempre conferir todos os detalhes, pois não dá para confiar só na memória. E acrescenta: “o mais importante na profissão de continuísta é ser organizado”.