Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
SET UNIVERSITÁRIO
30 de setembro de 2009

O espaço da cultura nas revistas brasileiras

Por Camila Soares
Foto: Maria Helena Sponchiado

Foto: Maria Helena Sponchiado

O Set Universitário recebeu na manhã dessa quarta-feira, 30, a presença de três convidados que tiveram a missão de debater o tema Jornalismo de Revista – crítica, ensaio e cultura. Eduardo Socha, editor de filosofia da revista Cult, Matinas Suzuki, editor da revista Serrote e Tito Montenegro, criador da revista Norte, expuseram suas ideias a respeito do assunto durante duas horas. A mediação do evento realizado no Teatro do Prédio 40, ficou por conta do professor da Famecos Antonio Hohlfeldt.

O evento teve início com a participação de Eduardo Socha, que falou sobre o maior espaço dedicado pelas revistas à abordagem de temas ligados às ciências humanas. Segundo ele, o jornalismo cultural não deve se esquivar desse tipo de assunto, embora eles possam, muitas vezes, não ser considerados conteúdos de fácil assimilação. “Não vejo problema em publicar um texto que exija uma segunda leitura”, explicou.

Matinas Suzuki, responsável pela coleção Jornalismo Literário da Companhia das Letras, destacou seu interesse pelos temas nos quais o jornalismo pode fazer fronteira com outros campos do conhecimento. A revista Serrote, especializada em ensaios, é um exemplo disso. “Os ensaios são um lugar onde o jornalismo pode encontrar a literatura e a filosofia”, afirmou Matinas.

O último convidado a falar foi Tito Montenegro, que expôs as provocações que serviram como base para a revista Norte. De acordo com ele, a publicação não pretende ser uma revista apenas regional. Prefere ser a menor revista brasileira do que a maior revista gaúcha. “Encarar a cultura com limitações regionais é como se diminuir”, comparou Tito. Além disso, a revista busca abordar a cultura de uma forma diferente de qualquer outra publicação do Rio Grande do Sul.

Por fim, o público teve a oportunidade de fazer suas próprias perguntas para os convidados. Entre os assuntos abordados estiveram a utilização de técnicas literárias no jornalismo diário e a escassez de um jornalismo literário nacional e de qualidade.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org