Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Comunicação
15 de março de 2018

O futuro do Multipalco: professor da Famecos é o novo presidente da FTSP

Após a morte de Eva Sopher, Antônio Hohlfeldt assume o posto à frente da FTSP
Por Mariane Castilhos

Professor que assume presidência da Fundação Theatro São Pedro concedeu entrevista em sua sala, no PPGCom (Foto: Felipe Ribeiro/Famecos/PUCRS)

Em fevereiro, morreu aos 94 anos a guardiã da Fundação Theatro São Pedro (FTSP), Eva Sopher. Muitos anos antes, em meados de 1975, Eva foi chamada para coordenar a restauração e a reconstrução do espaço, que dois anos antes havia sido fechado devido à falta de segurança no prédio. O teatro foi reaberto, se transformou no principal palco de cultura do Estado e segue com programação intensa graças ao esforço de Eva e da Associação dos Amigos do Theatro São Pedro. Depois da reconstrução, Eva seguiu à frente da administração, e passou a dedicar-se ao Multipalco, projeto de um novo espaço, iniciado em 2003.

Jornalista e professor da Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS, Antônio Hohlfeldt, após o falecimento de Eva, escreveu para o Jornal do Comércio contando sobre a relação que tinham, onde revelou se sentir como seu filho adotivo. O professor afirma no texto que quem assumir a direção do Theatro ao lado da Associação de Amigos precisa ter credibilidade para continuar a angariar fundos para conclusão das obras do novo complexo cultural, até hoje inacabado. “Aprendi uma coisa ao longo dos anos de vida pública: a gente não pergunta se dá para fazer, porque esta é a maneira de dizer que não se quer fazer nada. A gente tem de afirmar: como faço isso? Do ponto de vista legal e político, administrativo e criativo, e assim se consegue fazer. Foi isso que Eva Sopher fez a vida toda”, escreveu. Nesse dia, Hohlfeldt ainda não sabia que seria justamente ele o escolhido para assumir a instituição, continuando a trajetória de quem tanto admirava.

Hohlfeldt sente uma grande tristeza por não ter mais a presença física de Eva, entretanto, pensa que ser convidado para estar à frente da FTSP é uma oportunidade que lhe causa orgulho, mas também preocupação em manter tudo o que ela fez durante o tempo em que foi presidente. “É um desafio. Para mim, a posição, o tipo e modo de comportamento dela é o que irá me guiar o tempo todo em um prazo relativamente curto que é esse ano”, explica. O anúncio da posse foi feito na manhã dessa quarta-feira (14), em uma reunião com o governador José Ivo Sartori (PMDB) e secretários de governo. A cerimônia oficial será em 27 de março, Dia Mundial do Teatro, e dará início à programação de 160 anos do palco.

Em conversa com o governador Sartori alguns anos atrás, Hohlfeldt ressaltou a importância que o governo tem em não deixar o Multipalco morrer. “Após esse pedido, ele me deu o troco e me convidou para assumir o cargo e é óbvio que aceitei, pela Eva e pelo fato de o governo estar fazendo um esforço para manter o espaço. Com toda a crise e dificuldade, a Fazenda não deixou de repassar o dinheiro necessário e fundamental. E a tarefa do presidente da Fundação é exatamente essa: buscar mais através da associação e mobilizar a opinião pública”. Para o novo presidente, a sociedade porto-alegrense está carente de cultura. Ele observa que é comum afirmarmos que o teatro é do governo, mas discorda, afirmando que o TSP é do povo gaúcho: “As pessoas têm que ter isso bem claro: elas também são responsáveis pelo espaço e que o teatro não é somente do presidente, ele é feito com todos e para todos”, relata.

Eva tem uma história insubstituível com o Theatro, tornando o papel do novo presidente de uma responsabilidade imensa. O jornalista espera que as suas experiências com política e na academia o ajudem a cumprir a tarefa. “O grande desafio é terminar o Multipalco e não deixa-lo ficar no meio do caminho. É um projeto que tem que ser tocado e deixar o mais encaminhado possível até o fim deste ano”.

Professor nas escolas de Comunicação, Artes e Design e de Humanidades, o agora presidente da FTSP acredita que suas experiências profissionais fora do ambiente universitário são sempre bem vindas em sala de aula. “Na Letras, trabalho com Escrita Criativa e lá leciono a disciplina de Laboratório de Criação Dramática, onde ensino os alunos na criação de textos para o teatro. Uso a experiência desses anos em que faço crítica e isso vai ser importante, por outro lado, no teatro eu irei usar muita coisa que aprendo aqui diariamente. Essa troca de aprendizagem é sempre enriquecedora”, ressalta.

Com a agenda cheia de compromissos, o novo presidente pretende continuar o trabalho exercido por Eva, visando construir sua história dentro do Theatro. “Ter o sentimento de que ele é nosso e com isso proporcionar orgulho e carinho em relação ao teatro. A figura da Eva tem que ser entronizada como a figura que nos orienta, nos guia e inspira, pois se não fosse ela, infelizmente não existiria mais teatro”, destaca.

 

 

Tag(s) da matéria: , , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org