Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EVENTO
15 de agosto de 2015

O Império invade a Famecos

Exibição da versão original de um dos filmes da série Star Wars lotou o auditório da Faculdade
Por Ana Paula Bueno
Kelvin Oliveira e Leandro Ribeiro, coordenadores do Conselho Jedi RS, realizaram uma exposição na Famecos durante a tarde (Foto: Joana Berwanger)

Kelvin Oliveira e Leandro Ribeiro, coordenadores do Conselho Jedi RS, realizaram uma exposição na Famecos durante a tarde (Foto: Joana Berwanger)

Criaturas alienígenas e um universo fictício. Estas são duas das diversas características de Star Wars, a série que desperta a paixão de fãs ao redor do mundo desde 25 de maio de 1977, quando foi lançada pela primeira vez. Nesta sexta-feira (14), O Império Contra-Ataca, filme mais aclamado da franquia, foi exibido, em sua versão original, nos auditórios do prédio 5 e da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. 

Organizado por Kelvin Oliveira e Leandro Ribeiro, coordenadores do Conselho Jedi do Rio Grande do sul e alunos da universidade, O Império Invade a PUCRS teve mais de 1.700 confirmados no Facebook logo no primeiro dia. A ideia surgiu a partir do desejo de realizar um evento diferenciado dentro da instituição. Para unir a proposta ao ambiente acadêmico, os estudantes de Produção Audiovisual da Famecos, Alan dos Santos e Pedro Mendes, convidaram os professores Pedro Reis e Roberto Tietzmann para palestrar sobre o impacto sociocultural de Star Wars.

Depois de exatamente duas horas e seis minutos, aplausos ao final do filme. Tietzmann lembrou à plateia que os fãs da década de 80 precisaram esperar mais três anos pelo próximo, O retorno do Jedi. O professor comentou sobre como a saga foi recebida pelo público brasileiro e enfatizou seu sucesso inusitado e suas características incomuns para a época, como por exemplo, o fato de ter tido uma grande divulgação antes de sua estreia.

Reis comentou sobre os modelos mitológicos presentes na história. Segundo ele, uma princesa, um herói, um vilão e um ajudante são alguns dos personagens que explicam o triunfo da franquia nas bilheterias de todo o mundo. Depois de um dia de exposições, fantasias e conversas sobre Star Wars, o palestrante definiu o filme: “um épico”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org