“Eu não consigo ver motivos para não escolher a Famecos”. É assim que o coordenador do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Fábian Chelkanoff, responde à pergunta Por que estudar na Famecos? Nos dias 5 e 6 de novembro acontece o vestibular de verão da PUCRS. E o jornalismo está com vagas abertas para os futuros alunos. O ingresso do curso ocorre semestralmente e a duração é de quatro anos.
O Jornalismo da Universidade já completa o 63º ano, sendo o terceiro curso mais antigo do Brasil. Chelkanoff reforça que essa história precisa ser preservada. “Os anos e a credibilidade fizeram com que trabalhássemos de maneira mais responsável e cuidadosa. Prezando a eficiência”. O grupo de quase cinco mil alunos formados em Jornalismo na Famecos podem ser encontrados em todos os tipos de veículo, desenvolvendo as mais diversas atividades. Isso, para o coordenador, é sinônimo de trabalho bem feito.
Além da formação profissional, essencial em uma Universidade, ele garante que também se atua na formação pessoal. “Tentamos discutir coisas que não se discutem lá fora. Queremos que o aluno saia daqui determinado a promover lutas pelo trabalho e pela profissão”. Lutas que ele diz serem necessárias, por exemplo, para se impor limites entre a relação estagiário e patrão.
Ele diz que a Faculdade tem diferenciais importantes, como a estrutura de laboratórios. “Isso eu posso dizer que não existe em outro lugar. Somando Editorial J e Espaço Experiência, de maneira geral, temos 140 alunos”. Ele comenta que a série de reportagens com diplomados da Famecos, produzida pelo Núcleo de Conteúdo do Espaço Experiência (EE) deixa isso claro. “Tu percebe que o sentimento dos ex-alunos é real. É um sentimento de pertencimento”. Além disso, ele cita a importância de trazer convidados especiais durante todo o ano que cooperam para a formação do aluno.
Chelkanoff se considera suspeito para falar da Faculdade, principalmente do curso de Jornalismo. Ele, que se formou em dezembro de 1991, começou a dar aulas em março do ano seguinte e nunca mais saiu. “Estamos no caminho certo. E esse caminho é trilhado por professores, funcionários e alunos”.
As inscrições para o vestibular podem ser feitas até o dia 25 de novembro através do site.