Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
9 de julho de 2014

O lado empreendedor do jornalismo

Alunos apresentam projetos inovadores na cadeira de Administração em Jornalismo
Por Carolina Zorzetto e Rafael Timm
Foto: Edissa Waldow

Foto: Edissa Waldow

A disciplina de Administração em Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS tem o propósito de desenvolver a criatividade e o empreendedorismo dos alunos. Durante o semestre, grupos foram formados com o intuito de elaborar ideias inovadoras. Com ajuda da professora Roberta Mânica, essas ideias foram transformadas em projetos. O desenvolvimento do trabalho de Plano de Negócios, uma das tarefas que os alunos tinham de cumprir, foi o ponto de partida.

O desempenho da turma teve um bom resultado. Alguns dos projetos elaborados na disciplina serão pré-incubados na Incubadora Multissetorial de Empresas de Base Tecnológica e Inovação da PUCRS (RAIAR). Alguns alunos relataram como foi a experiência de produção.

Contrariando a visão de muitos alunos que entram no curso de jornalismo e buscam o ideal de escrever para o impresso, trabalhar no rádio ou televisão, o estudante Mauro Plastina afirma que no decorrer da trajetória se percebe que o jornalismo é mais amplo e pode proporcionar oportunidades para que o aluno construa o seu próprio futuro. “O único ponto negativo da disciplina é que são somente dois créditos. É pouco tempo para o desenvolvimento do Plano de Negócios”, avalia Plastina.

 

TROPICÁLIA

A ideia de montar o próprio negócio nunca saiu da cabeça da aluna de jornalismo Florença Castro. Até então, sua paixão era escrever. Quando foi para Nova York fazer um curso, passou a se interessar na produção de vídeos. Ao conhecer novos Software’s em um workshop, Florença começou a pensar em projetos que poderia desenvolver para montar sua própria empresa.Um esquema para acompanhar as novas tecnologias de forma interativa foi a ideia da aluna.

Florença e o colega Luis Guilherme Alves fizeram pesquisas para desenvolver o Plano de Negócios. Descobriram, então, como é alto o número de pessoas que pula o texto com os olhos e passa os vídeos com o mouse. “Isso termina atrapalhando muito o trabalho do jornalista, que quando produz o conteúdo não prevê aqueles “pulos”. Então, vou basicamente dividir o conteúdo em botões, já prevendo que o leitor, quando selecionar algo, tenha a informação inteira – e não cortada, como seria se tivesse pulado, pois ele nunca pularia na parte exata de início do novo conteúdo”, Florença, que deve incubar o Tropicália na Incubadora Multissetorial de Empresas de Base Tecnológica e Inovação da PUCRS (RAIAR).

ZINE

Os alunos Alexandre Lucas, Bruna Goulart, Felipe Nogueira, Gisele Vargas e Vivian Salva desenvolveram uma ideia, até então, inovadora na cadeira de Administração em Jornalismo. O grupo desenvolveu uma plataforma que pode revolucionar a maneira como os jornais atuam no mundo digital. Segundo Nogueira, existe algo parecido com o trabalho do grupo no Exterior, porém o projeto dos alunos da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) está mais adiantado. O trabalho será inscrito na Mostra Competitiva e a intenção é pré-incubá-lo na Incubadora Multissetorial de Empresas de Base Tecnológica e Inovação da PUCRS (RAIAR).

MI CASA, SU CASA

O projeto de criar um aplicativo que ajude os estudantes a se aproximarem do mercado imobiliário foi desenvolvido por Amanda Oshida, Camila Lübeck, Marília Lima e Staphanie Gomes. O nome foi escolhido através de uma pesquisa em grupo fechado do Facebook, pelo público-alvo do aplicativo, via Google Docs. A oportunidade surgiu da necessidade de uma das integrantes. O protótipo foi desenvolvido no Photoshop e foi espelhado em aplicativos já existentes. “A execução do trabalho foi um desafio para o grupo, porque nunca criamos algo parecido”, explica Amanda. O trabalho será inscrito na Mostra Competitiva. Posteriormente, vão buscar pré-incubá-lo na RAIAR.
GAME CHANGER
A busca por um nicho de mercado diferenciado impulsionou a produção de um negócio na área de jogos digitais surgiu durante uma palestra na disciplina de Administração em Jornalismo. Essa área fascinava uma das integrantes do grupo, formado por Bárbara Nóbrega , Daniele Souza, Francielle Franco, Luiza Menezes e Pâmela Soares. O Plano de Negócios está pronto, e o grupo pensa em reformulá-lo e inscrevê-lo na Mostra Competitiva, além de pré-incubá-lo na RAIAR.
NEW CLASS

Os alunos Lucas de Oliveira, Maitê Martin, Manuela Kuhn e Nathalia Gomes montaram uma empresa que unisse educação e jornalismo. O projeto do quarteto se resume na criação de uma nova metodologia articulada com as abordagens de ensino à distância já existentes. ” Havíamos observado a falta de dinamismo na relação professor-aluno em aulas à distância. O que o aluno quer não é uma palestra, mas uma aula dinamizada, orientada pelo pressuposto da inovação”, diz Oliveira. Com base nessa perspectiva, surgiu a Class News. Pesquisas de mercado foram realizadas pelo grupo, e 48% dos participantes do questionário classificaram a ideia como “excelente”. Com consultas em livros e conversas com a professora Roberta Mânica, os alunos realizaram um Plano de Negócio, dividido em duas modalidades: curto e longo prazo, o que permitiu a viabilidade do negócio. “A experiência na cadeira durante o semestre foi enriquecedora e está além de uma troca de experiências. Essa disciplina nos mostrou que é possível explorar o jornalismo por um outro olhar: o olhar empreendedor”, relata Maitê.

PAUTA.COM

A idéia de ajudar alunos de comunicação social, jornalistas iniciantes e pessoas que necessitem de ideias atualizadas e criativas para pautas é o projeto das alunas Janaína Juruá e Jessica Tarantino de Carvalho. O site conta com investimento próprio. As idealizadoras querem inscrevê-lo na Mostra Competitiva e pré-incubá-lo na RAIAR.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org