Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FRONTEIRAS DO PENSAMENTO
4 de maio de 2010

O maestro da sinfonia cerebral

Por Thiago Rech

Abordando o tema “A Neurociência no século 21”, Miguel Nicolelis abriu na noite de ontem a edição 2010 do Fronteiras do Pensamento. Durante mais de uma hora, a plateia lotada do Salão de Atos da Ufrgs acompanhou a conferência do médico e cientista brasileiro considerado referência mundial na pesquisa da interface entre o cérebro e os computadores. O público gostou e aplaudiu calorosamente. De pé.

Com desenvoltura e carisma, Nicolelis trouxe para o espectador comum os últimos resultados das pesquisas que ele coordena no Centro de Neuroengenharia da Universidade de Duke, nos Estados Unidos. O foco é o desenvolvimento de próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal. A interface cérebro-máquina, um dos pilares dos seus estudos, poderá permitir que as atividades elétricas do nosso cérebro se libertem definitivamente dos limites físicos impostos pelo nosso corpo.

– Queremos usar essas interfaces como uma solução para um problema que atinge milhões de pessoas no mundo. Pacientes, através de vestes robóticas controladas por suas mentes, poderão voltar a desfrutar do grande presente que é sair da cama e andar voluntariamente por qualquer lugar – resume o cientista.

Nos últimos anos, o laboratório liderado por Nicolelis tem coletado uma variedade de imagens captadas diretamente do cérebro de animais e humanos. A leitura e decodificação de pequenos pensamentos e atividades cerebrais, que compõe a sinfonia cerebral ou neural, foi o primeiro passo dado na busca de soluções que terão, segundo o cientista, implicações profundas na medicina e na nossa espécie. Outros dos resultados obtidos por Nicolelis e sua equipe tem a ver com a cura do Mal de Parkinson.

O pesquisador também falou sobre o Instituto de Neurociência de Natal, criado para ser referência mundial de pesquisa biomédica, educação científica e um modelo de desenvolvimento sócio-econômico no Rio Grande do Norte.

– A neurociência do século 21 vai fazer muito mais do que simplesmente explicar quem somos, quais as nossas origens e conseguir novas terapias e curas para um número significativo de doenças neurológicas que afetam milhões de pessoas. Ela vai transformar esse século, pois vai se transformar em agente de inclusão social daqueles que jamais participaram no mundo da produção e consumo do conhecimento de ponta – concluiu.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org